Solar do Visconde de Araruama vem recebendo reforma em praticamente todos os seus espaços
Por Antônio Filho e César Ferreira, da Secom Campos
Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), instalado no Solar do Visconde de Araruama, na Praça do Santíssimo Salvador, segue passando por sua primeira grande reforma e, em razão dos procedimentos de pintura em boa parte de suas salas, ficará fechado para a visitação, até o próximo dia 10. O equipamento da Prefeitura, administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), reabrirá no dia 11. No período do fechamento ao público, haverá apenas expediente interno.
“Decidimos suspender a visitação ao Museu, justamente para facilitar os trabalhos realizados pela Secretaria de Obras e Infraestrutura. Na fase atual, profissionais estão pintando as salas e, com isso, o acervo precisou ser guardado em nossa Reserva Técnica. No próximo dia 11, voltaremos a receber escolas e a comunidade em geral, ainda com adequações, pois a reforma do Solar deve consumir mais alguns meses de trabalho”, informa a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard.
Construído no final do século XVIII, o Solar do Visconde de Araruama foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 23 de julho de 1987. O imóvel é um dos mais belos cartões postais do município e já abrigou diversos equipamentos públicos, como a Câmara Municipal de Campos, Tribunal do Júri, Gabinete do Prefeito e a Biblioteca Municipal Nilo Peçanha. Em 29 de junho de 2012, depois de passar por um longo período de restauração, passou a abrigar o MHCG.