Macaé: NutriAfro: família vai à escola para fazer receitas dentro do projeto
Justiça, Cidadania e Inclusão
Publicado em 27/05/2024

Por Secom Macaé / Foto Ana Chafin

Bem que a pequena Alice, de cinco anos, falou: “a mamãe sabe fazer muitas coisas gostosas”. E não é que ela sabe das coisas? Nesta segunda-feira (27), os seus colegas da turma do Pré 2- 01, da Escola Municipal de Educação Infantil José Bruno, no bairro Malvinas, puderam conferir de perto os dotes culinários da mãe, Denise Nunes, que participou, na escola, pela primeira vez, da ação do projeto NutriAfro e preparou um requeijão de inhame para a turma da professora Maria Inês.

Na hora de experimentar a receita, foi aquela festa e as crianças puderam conferir como é possível fazer tanta coisa com o tubérculo, e ainda ter uma aula sobre a história do alimento tão consumido no Brasil e como ele veio para aqui, pelos indígenas e africanos.

“A gente traz o projeto NutriAfro todo o mês e as crianças sempre levavam, para suas casas, a receita preparada em sala de aula. Desta vez, colocamos no grupo de pais e convidamos quem gostaria de participar. A Denise foi a primeira mãe, mas teremos ainda mais duas, das outras duas turmas de Pré 2, da escola”, explica a diretora Joana Muzi.

 

A proposta é que seja confeccionado um livro com as todas as receitas produzidas durante o mês.  “O inhame é rico em vitaminas, fortalece a imunidade e também é a base da nossa alimentação”, ressalta a vice-diretora, Regiane Magalhães da Rocha. O livro produzido terá todas as receitas, com a ilustração e registros das crianças e serão disponibilizados para toda comunidade escolar.

Para esta ação nas escolas da rede municipal de ensino, uma família de cada turma foi convidada a fazer uma receita de com inhame, um dos alimentos do cardápio NutriAfro do mês de maio, exaltando a culinária ancestral e o respeito por nossas raízes.

O projeto – O NutriAfro consiste na inclusão no cardápio da merenda escolar de pratos afro-indígenas, acompanhados de ações pedagógicas que enfatizam esta temática. O projeto acontece uma vez por mês e, sempre nesse período, o cardápio – que é elaborado a partir de uma pesquisa realizada pela equipe técnica de nutricionistas da Educação- recebe algum preparo que esteja ligado à herança afro-brasileira e indígena brasileira. 

 

Comentários