Desfile cívico e atrações lúdicas marcam início das festividades literárias
Por Ascom Macuco
As ruas se agitaram desde o início da manhã de quinta-feira, dia 16, como se ansiassem pelo público, que entusiasmado foi chegando para assistir às atrações. O desfile cívico de delegações escolares marcou o início das festividades, destacando entidades educacionais do município, protagonizado pela Banda Municipal Juliano Lopes de Souza, com a entonação dos hinos pelo encantador Coral Flor de Ipê, que congrega a ‘melhor idade’, além das ótimas performances escolares em apresentações memoráveis.
Com o tema ‘Confabulando’, a FLIMAC/2024 – Festa Literária de Macuco – veio celebrar as mais belas e criativas fábulas concebidas por pensadores e escritores geniais e inventivos, que já brindaram milhões de leitores em todo mundo com mágicas viagens literárias e momentos inesquecíveis ao longo da história. A lúdica atração ‘Dinossauro Saber Leitor’ e os discursos das autoridades se destacaram, com agradecimentos aos participantes e exaltação à literatura e à cultura local nas falas pontuais da prefeita Michelle Bianchini – responsável pela abertura oficial da FLIMAC – e dos secretários João Vitor Pontes (Governo) e Claudia Vogas (Educação).
Retomando a programação, durante o período da tarde, enriquecida ainda mais pela presença animada de jovens estudantes de escolas de municípios vizinhos, entre as quais de Cantagalo, Cordeiro, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes, a sempre talentosa e criativa artista ‘Belinha e Sua Malinha’ marcou presença e deu um show de simpatia e interatividade com a criançada, assim como a emocionante encenação da peça ‘Dona Baratinha’, dirigida pelo talentoso e carismático Tio Zica, que ao lado de seus pupilos deixou extasiado o grande público presente, que retribuiu com muitos aplausos.
Apontada por educadores como essencial ao acesso aos livros, informações e, consequentemente, ao aprendizado, a Festa Literária de Macuco mostrou-se democrática ao enaltecer o livro e a leitura e oportunizar a amostra do talento e criatividade dos educandários. Integraram as apresentações os colégios estaduais Farmacêutico Rodolfo Albino e José Carlos Boaretto, e as escolas municipais CIEP Municipalizado Honório Peçanha, Creche Zilda Ribeiro Bianchini, Centro de Atendimento Educacional Especializado de Macuco (CAEEM), David Coelho dos Santos e Sylvia Bath Rosas.