Os artesãos de Macaé devem ficar atentos. Na próxima quinta-feira (15), a partir das 10h, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, será feita a entrega da de 100 unidades da Carteira Nacional do Artesão, do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. O documento possibilita, entre outros benefícios, a aquisição, no comércio, de matéria prima com descontos.
A Carteira Nacional do Artesão é concedida apenas para aqueles já cadastrados no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio (Setur-RJ).
“É com muita alegria que estamos entregando essas 100 carteiras. As artesãs já estão ansiosas e aguardam esse momento. Esse documento tem validade nacional, federal, e legitimação do município. Com ele, o artesão pode participar de eventos da Setur, não só no Estado do Rio, mas em todo o país”, explica Bruno Ribeiro, coordenador da Secretaria de Cultura.
O Programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo, tem como objetivo reconhecer a atividade como geradora de desenvolvimento regional e registro vivo da história local. Há ações que visam o empreendedorismo para os inscritos, além de identificar e mapear a matéria-prima e técnica utilizada pelos artesãos do Estado.
“Na entrega, teremos a participação de uma equipe da Setur e o secretário de Cultura de Macaé, Leandro Mussi. O artesanato é uma vertente cultural que cresce muito, desde a pandemia da Covid-19. Temos expectativas de aumentar ainda mais a demanda, e damos orientações de como fazer. Atualmente, temos cerca de 450 artesãos com a carteira”, acrescenta Bruno.
As carteiras que não forem retiradas no dia ficarão disponíveis na sede da Secretaria Municipal de Cultura, que fica à Avenida Rui Barbosa, 780, no Centro.