Frente de Humanização da Alerj implanta Núcleo de Relações Internacionais
Geral
Publicado em 10/05/2024

Com a coordenação do deputado estadual Danniel Librelon (REP), a Frente Parlamentar de Humanização da Alerj implantou nesta sexta-feira (10), o Núcleo de Relações Internacionais do Rio de Janeiro (NURI-RJ). Definido como um projeto inovador e promissor, ele tem o objetivo de fortalecer o vínculo do nosso estado com o mundo, trazendo grandes contribuições para o desenvolvimento global. 

 De acordo com o parlamentar, a ideia  de implantação deste projeto no Estado do Rio de Janeiro surgiu a partir da participação de Librelon, como membro do Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (NURIAM), coordenado pelo Deputado Estadual João Luiz.

 

"Diante de toda a importância que este Núcleo trará para o desenvolvimento dos Estados resolvemos implantá-lo aqui no Rio de Janeiro como parte da nossa Frente Parlamentar de Humanização. Sendo assim, teremos um espaço de diálogo aberto e construtivo entre diversos setores. Por isso, nosso objetivo é incentivar o intercâmbio cultural construindo pontes entre diferentes culturas e povos, além de fortalecer os laços internacionais para posicionar  nosso estado como um importante ator no cenário internacional ", detalhou. 

 

O Deputado Estadual João Luiz, Coordenador do Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam) e parceiro do NURI-RJ, destacou as realizações do Núcleo em seu estado, e salientou que o estado do Rio de Janeiro só tem a ganhar. 

 

"Assinamos uma cooperação com a maior Faculdade Chinesa, onde vamos enviar duas pessoas para cursar Mestrado com todas as despesas  pagas. Também estamos com professores ensinando Mandarim na Universidade Federal do Amazonas. São inúmeras possibilidades. O estado do Rio é um importante ator no cenário nacional, então temos certeza que os ganhos serão muitos", frisou. 

 

Bruno Rêgo Deusdará Rodrigues, Vice-Reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro que esteve prestigiando o evento e afirmou que ficou entusiasmado com a iniciativa. 

 

"A Universidade tem uma vasta rede de interlocução, de troca e recepção aos nossos alunos e professores que vão para universidades estrangeiras. Por isso, certamente nós poderemos contribuir de maneira decisiva para parcerias estratégicas”, avaliou.

 

Além do coordenador, o deputado Danniel Librelon, o NURI-RJ tem como membros os deputados, Rodrigo Amorim, Alan Lopes, Filipe Poubel, professora Ana Paula Aguiar como vice- coordenadora e o professor Pedro Leão Bispo. E como membros parceiros: Deputado estadual João Luiz, e o professor Neibe Araújo, Secretário Geral Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam).

 

Entre as autoridades consulares presentes estavam:  Héctor Valezz Cônsul Geral do México, Pietrino Cadoni Adido Econômico do Consulado da Itália, Kana Hasegawa Vice-cônsul do Japão,  Ángel Vázquez Díaz de Tuesta, Cônsul Geral da Espanha, Mateus de Sá Miranda Neto Cônsul Geral da Angola, além do Desembargador Nagib Slaibi Filho do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e outras autoridades. 

 

Comentários