Por Secom SJB
A Casa do Artesão Sanjoanense, em Atafona, recebeu nesta quinta-feira, 9, uma comitiva formada por 13 analistas da Gerência de Assistência do Sesc RJ para uma visita técnica relacionada a atividades de economia criativa. Participaram representantes das unidades Niterói, Campos dos Goytacazes, Copacabana, Madureira, Tijuca, Santa Luzia, Friburgo e Grussaí.
O Sesc Grussaí sedia a primeira loja colaborativa da entidade, formada por artesãos do Projeto Artesanato de São João da Barra, e foi a inspiração para a realização da visita, que visa conhecer o trabalho dos profissionais sanjoanenses e as políticas públicas desenvolvidas pelo projeto do artesanato coordenado pela Secretaria de Turismo e Lazer.
A analista do Sesc Grussaí, Aliny Arantes, explicou que o grupo está participando de um treinamento com atividades de economia criativa, e tanto o Sesc Grussaí, quanto São João da Barra estão se tornando referência. “Já temos em Grussaí a primeira loja colaborativa e viemos até aqui para conhecer a Casa, mostrar o potencial dos artesãos do município e levar inspiração para as outras cidades”, contou.
A coordenadora da Casa do Artesão Sanjoanense, Vânia Pantoja, reforça a importância da parceria com o Sesc. “É importante para os artesãos sanjoanenses, pois gera renda e potencializa a inspiração para produzirmos artesanatos mais variados e de qualidade, já que a cada visita recebemos elogios e vendas”, frisou.