Alerj debate Prevenção ao uso de Drogas
Justiça, Cidadania e Inclusão
Publicado em 09/05/2024

 “PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO ", esse foi o tema do  4º Simpósio das Comissões de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral da Alerj e de Prevenção à Depressão e Drogas da União dos Legisladores e Legislativos (Unale) que foi realizado nesta quinta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Presidindo o encontro, o deputado Danniel Librelon (REP), relembrou a sua trajetória à frente da Comissão de Prevenção às drogas da Alerj e destacou a importância de se investir em prevenção na luta contra a dependência química.

“Desde o nosso primeiro mandato, o trabalho desta Comissão, foi sempre buscar     agir da forma mais digna e humanizada possível. Por isso, esse Simpósio reuniu diversos especialistas, para deixar consolidada a ideia de pensar na prevenção ao uso de drogas por meio de políticas voltadas para as pessoas com foco nas suas demandas e vulnerabilidades. E  é justamente esse o nosso objetivo, uma política humanizada de prevenção às drogas”, pontuou.

O Deputado Estadual João Luis (Amazonas), presidente da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da UNALE, discursou sobre sua experiência com as drogas. O parlamentar salientou a importância de poder ter o acolhimento da família.

 “Meu encontro com Deus, me fez submergir para uma vida limpa. Hoje posso ajudar outras pessoas e não meço esforços para multiplicar o que um dia se fez na minha vida. Esse Simpósio é mais uma oportunidade de somarmos esforços  independente de Federação, em prol do que é o mais importante:  o ser humano”, frisou.

Já o Dr. Paulo Roberto Chaves Pavão, Professor da Pró-Reitoria de Saúde da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pontuou a importância de um trabalho que alcance a geração, que hoje é refém das Redes Sociais.

“Esse cenário  pode desencadear uma doença psicossocial, além de gerar o desejo de outras dependências, como o uso de substâncias tidas como ilícitas. Precisamos reconhecer a importância de realizarmos uma reflexão sobre o que venha ser saúde”, enfatizou o professor.

A psiquiatra, Carolina Costa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), abordou o tema do Simpósio sob aspecto da família, da escola e da comunidade, refletindo como cada um pode contribuir para prevenção do uso de drogas.

A abertura da solenidade ficou por conta da apresentação do Coral  Um Novo Caminho, sob a regência de seu coordenador, Cidinho Mendes.

O objetivo central foi buscar ampliar as discussões em torno da prevenção à depressão e ao uso de drogas e promover ações estratégicas relacionadas ao tema. O encontro reuniu parlamentares, profissionais da área da saúde, assistentes sociais, gestores públicos, estudantes e representantes de organizações da sociedade civil.

A programação do Simpósio contou com palestras e painéis de debates com o objetivo de discutir casos de autoextermínio, depressão e combate ao uso de drogas, com foco na saúde mental e em evitar o avanço desses problemas sociais.

Também participaram do evento, a deputada Tia Ju, segunda vice-presidente da Alerj, o deputado Estadual Alexandre Amaro (Paraná), membro da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da UNALE , e o vereador João Carlos (Manaus).

 

 

 

 

 

Comentários