Juventude Ativa: mais 125 jovens de Quissamã iniciam jornada de aprendizagem com carteira assinada
26/04/2024 20:24 em Justiça, Cidadania e Inclusão

Por Ascom Quissamã / Foto Adilson Santos

Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura de Quissamã celebrou um marco significativo: a assinatura das carteiras de trabalho de 125 jovens, com idades entre 18 e 23 anos, que fazem parte da terceira turma do Juventude Ativa. Desde a implementação em 2021, o programa já beneficiou cerca de 300 jovens, oferecendo não apenas o primeiro emprego com carteira assinada, mas também uma oportunidade única de crescimento profissional e pessoal.

Pela manhã, os jovens receberam as boas-vindas na sede do Centro de Referência da Juventude de Quissamã. A prefeita Fátima Pacheco destacou a importância do programa, ressaltando não apenas a garantia dos direitos trabalhistas, mas também a valiosa experiência que os jovens irão adquirir ao longo de um ano. 

"O Juventude Ativa é um programa com grande alcance social. Nesta turma temos jovens com Transtorno do Espectro Autsta e Síndrome de Down. Estamos garantindo assistência, inclusão social e a oportunidade do primeiro emprego para todos e todas", afirmou.

O vice-prefeito enfatizou a importância do primeiro emprego na vida dos jovens e os benefícios que o programa traz não apenas para eles, mas também para suas famílias. "O Juventude Ativa revela talentos e faz diferença não apenas na vida dos jovens, mas também na comunidade como um todo", disse.

Uma das jovens selecionadas, Yasmin de Almeida, graduanda em Letras, expressou seu orgulho em participar do programa e destacou a importância do projeto em combater a evasão escolar e a vulnerabilidade dos jovens. "Já sinto muito orgulho de participar do Juventude Ativa e com certeza aproveitarei muito dessa oportunidade", declarou.

A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, enfatizou que o programa proporciona experiências valiosas. “Experiências essas que vão contribuir para o crescimento profissional dos nossos jovens, tirando-os da perspectiva da falta de experiência e dificuldade de entrada no mercado de trabalho”, pontuou.

O representante do CIEE - empresa contratada pela Prefeitura e responsável pela aprendizagem -, Adriano Andrade, ressaltou a parceria pela terceira turma consecutiva e encorajou os jovens a aproveitarem as ferramentas e oportunidades oferecidas pelo programa.

 

O coordenador do Juventude Ativa, Necy Gomes, reiterou o compromisso de oferecer total atenção e acolhimento aos participantes, destacando que o Juventude Ativa não é apenas uma oportunidade de emprego, mas também uma marca de oportunidade que impacta na vida pessoal, e também na de suas famílias.

COMENTÁRIOS