A Academia Campista de Letras, o Isecensa e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) se uniram para celebrar, de forma antecipada, o Dia Nacional do Livro Infantil no último sábado (13). A data é comemorada oficialmente em 18 de abril. O evento Literatura Infantil Vive!, realizado no Jardim São Benedito pelas três instituições, recebeu famílias campistas e alunos de escolas públicas e particulares.
Estudantes da Escola Lídia Leitão fizeram uma apresentação em homenagem ao autor do Menino Maluquinho, Ziraldo, falecido no último dia 6 de abril. Quem passou pelo local ganhou de presente uma obra da Literatura Brasileira.
A coordenadora de Políticas Públicas de Acesso e Incentivo à Leitura da Seduct, Ana Raquel Pourbaix; a diretora geral do Isecensa, Irmã Adair Aparecida Sberga; a professora do Curso de Pedagogia da Instituição, Margaret Coelho; e o presidente da ACL, Ronaldo Junior, estavam presentes.
Irmã Adair falou sobre a atração. “Foi uma atividade maravilhosa, pois além de desenvolver cultura e incentivar a leitura, promoveu um grande momento de socialização, dinamismo, alegria, envolvimento e contato entre as famílias. Essa praça se tornou um verdadeiro lugar de convivência, amorosidade, paz, alegria e encontros que transformam, como deve ser”, afirmou.
A programação contou com o programa Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco, visita orientada à Academia Campista de Letras, leitura na praça com os graduandos do curso de Pedagogia e o Projeto Leitura no Ponto.
Para Ana Raquel, foi um dia memorável. “Ver crianças, famílias, acadêmicos e sociedade em geral celebrando o Dia Nacional do Livro Infantil, por meio de práticas literárias, confirma o poder e a magia que a Literatura tem na vida pessoas. A leitura liberta, humaniza, emancipada, cura. Precisamos criar o gosto pela Literatura desde a Infância. O Dia Nacional do Livro Infantil merece ser celebrado com acesso a múltiplas formas de incentivo à leitura literária”, disse Ana Raquel.
Os irmãos Samuel e Benjamin Durand, de 5 e 6 anos, aprovaram o evento. “Gostei muito do ônibus que tem uma biblioteca dentro. Nunca vi tanto livro junto”, disse Samuel. “Eu fiquei muito feliz porque ganhei dois livros de presente pra ler com meu irmão”, comentou Benjamin.
Margaret Coelho reforçou a importância da data. “Nos dias de hoje, vivemos em uma sociedade completamente tecnológica e as crianças, desde pequeninas, já estão com celular na mão. Por isso é tão importante, nesse momento, incentivarmos a leitura, em especial na Semana do Livro, quando homenageamos um excelente escritor, o Ziraldo, que fazia a alegria da garotada. É muito bom ver essa praça cheia de paz e de crianças alegres por estarem em contato com tantos livros. Esse é o verdadeiro oratório de uma escola Salesiana: incentivar a leitura. É nosso papel como cidadãos”, finalizou