Campos: Profissionais da Educação capacitados para implementação do projeto NeuroAção
12/04/2024 13:48 em Educação

Por Kamilla Uhl, da Secom Campos / Foto Eleonora Nascimento

Os colaboradores que atuam na Cidade da Criança Zilda Arns e profissionais da Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI), setores ligados à secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), participaram de capacitação para implementação do projeto NeuroAção, nesta quinta-feira (11). As especialistas Gesika Amorim e Mariana Gambine falaram sobre o tema Transtornos do Neurodesenvolvimento: o saber e o agir.

“Que incrível experiência participar da capacitação para implementação do projeto NeuroAção. Como monitora e estudante de Serviço Social, cada aprendizado é valioso e estar envolvida nesse projeto é uma oportunidade única de crescimento”, opinou a monitora da Cidade da Criança, Flávia Luiza Davila de Oliveira Souza.

A pedagoga da EAI, Natalia Monteiro, aprovou a iniciativa. “Aprendemos sobre a postura que os funcionários do Parque e da Escola devem ter, sobre o acolhimento e apoio às famílias, características do TEA, pudemos nos alinhar e compreender mais sobre o Projeto Neuroação e, além disso, foi possível tirar dúvidas a respeito das atividades que serão desenvolvidas”, destacou.

A Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem) também está promovendo o Encontro de Alinhamento Pedagógico e Formação do Projeto NeuroAção, por meio de quatro módulos, voltado aos professores da educação infantil da Rede Municipal de ensino, com carga horária de 20h.

O primeiro módulo falou sobre Apresentação do Projeto NeuroAção, o Desenvolvimento Humano e os Marcos do Desenvolvimento Infantil, com as palestrantes Ceneida Ferraivoli Paes e Carolina Froede. Os encontros aconteceram nos dias 2, 4, 5 e 11 de abril, para educadores que atuam no P1, G1, G2 e G3.

 

O Módulo II será ministrado pelas especialistas Manuella Siqueira e Gesika Amorim e será disponibilizado na sala de aula virtual. Elas vão falar sobre os Sinais de alerta, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos de Aprendizagem.Já o módulo III vai tratar do tema Educação Inclusiva e Tecnologias assistivas, nos dias 15, 16 e 17 de abril, para professores do PI, G1, G2 e G3. Os encontros acontecerão de forma on-line, via meet, das 18h30 às 20h.

O Módulo IV também acontecerá por meio de gravação e será disponibilizada na sala de aula virtual. O tema tratado será A importância do professor para intervenção precoce. As inscrições devem ser realizadas no Portal PAE. 

 

COMENTÁRIOS