Parlamentares macaenses estiveram com representantes do governo federal, do Congresso Nacional e do STF
Por Assessoria Câmara Macaé / Foto Divulgação
Durante dois dias, vereadores da Câmara de Macaé estiveram em Brasília para defender os interesses da cidade. Um dos principais atos ocorreu na tarde desta quarta-feira (10), no Ministério das Comunicações, com o objetivo de ampliar o serviço de telefonia móvel na Região Serrana. O presidente Cesinha (Cidadania) esteve acompanhado de Tico Jardim (Cidadania) e José Prestes (Podemos). Eles foram recebidos pelo deputado federal Max Lemos (PDT), que alinhou a agenda com o governo federal.
O primeiro diálogo com o ministro Juscelino Filho aconteceu no ano passado. Desta vez, ele afirmou que vai atuar diretamente no caso. "Recebemos diversas situações como essa, vindas de outras cidades. O governo passado licitou a expansão da telefonia e, agora, buscamos agilizar o processo. Eu me comprometo com Macaé neste sentido", disse o ministro.
Cesinha reforçou a urgência de uma maior cobertura telefônica na Serra, especialmente no distrito de Trapiche. "O Hospital da Serra realiza milhares de atendimentos todos os meses, mas a limitação existe. A impossibilidade de fazer ligações também é um risco para a vida nos casos de emergência."
Tico Jardim sugeriu a Juscelino que o ministério busque a ampliação do sinal por meio das torres que fazem cobertura em outros distritos. "A operadora Tim funciona até com 4G em várias partes. Acredito que é possível contemplar o Trapiche, garantindo um serviço essencial para os moradores". Para José Prestes, a segurança pública também depende da telefonia. "Ficar sem comunicação também deixa o distrito sem ter como entrar em contato com a polícia", exemplificou.
Já Max Lemos lembrou da importância de Macaé para o país. "Falamos de uma cidade que é a capital do petróleo e que tem ganhado cada vez mais destaque no cenário econômico. Esperamos ver ações concretas do ministério porque os moradores do Trapiche não podem mais esperar", concluiu.
Agenda de compromissos
Antes da audiência na Esplanada dos Ministérios, os vereadores estiveram na Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados. O objetivo foi acompanhar o processo de concessão do canal TV Câmara Macaé, que está na lista de prioridades.
No Congresso Nacional, Cesinha, Tico Jardim e José Prestes também se encontraram com o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin. Eles reforçam a importância de Macaé para o país e o compromisso em defesa da sociedade.
Palácio do Planalto
Na véspera, terça-feira (9), os vereadores foram recebidos pelo secretário de Relações Institucionais, André Ceciliano, no Palácio do Planalto. Cesinha, em nome da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência (PcD), pediu agilidade na liberação do medicamento Elevidys, usado no tratamento da Distrofia Muscular de Duchenne (DMD).
"Acompanhamos de perto o caso do pequeno macaense Théo José. Ele é uma das centenas de crianças que aguardam pelo remédio. O processo está em análise junto à Anvisa e as famílias aguardam ansiosamente o aval para o início da produção no Brasil."