Secretaria de Cultura divulga as 10 obras vencedoras do edital Carlos Sá
10/04/2024 16:17 em Cultura, Turismo, Lazer, Shows e Tv

Por Secom SJB

Lançado na Festa Literária Sanjoanense (Felisan), em novembro de 2023, o edital Carlos Sá de Literatura disponibilizou 40 mil reais para contemplar dez obras literárias ou acadêmicas com o valor de R$ 4 mil para cada publicação. A Secretaria Municipal de Cultura divulgou no Diário Oficial desta quarta-feira, 10, (aqui) os proponentes vencedores que irão publicar seus livros.

Uma comissão literária formada por profissionais com expertise na área de letras, literatura, história, artes, poesia, acadêmica, teve a incumbência de realizar o parecer técnico dos inscritos. Além disso, o edital previa uma pontuação maior para o eixo de políticas afirmativas, sustentabilidade, autor estreante e obra inédita como forma de inclusão de novos nomes no âmbito literário.

A diversidade foi um marco deste primeiro edital. Na lista das dez vencedoras há livros de peças teatrais, livro infantil com foco no autismo, obras de poesia, estudos econômicos de São João da Barra, além de livros acadêmicos voltados para cultura, meio ambiente e sociedade.

Segundo Gil Miranda, secretário de Cultura, o desenvolvimento das políticas culturais passa por oportunizar o acesso aos direitos constitucionais. “Cultura é direito. Incentivando a publicação de livros, abrimos uma gama de perspectivas para novos autores, obras de interesse público, novos leitores e aprofundando expectativas de novos horizontes em médio prazo. O livro é um caminho altamente significativo para a transformação do cotidiano”, ressalta.

As 10 obras contempladas:

Livro: Teatro I

Autora: Jaciara Gomes

 

Livro: O livro falante e as poções mágicas

Autora: Iriana Felipe

 

Livro: “Identifique-se” e outras peças teatrais (Teatro I) 

Autor: Silvano Motta

 

Livro: Vivências na contramão Dani - uma moradora da favela

Autor: Igor Abreu

   

Livro: Oração aos desabrigados

Autora: Lorrane Aguiar

 

Livro: Ocorrência da salinização no Baixo Paraíba do Sul diagnóstico e desenvolvimento de soluções tecnológicas

Autores: João Victor Terra e Vicente de Paulo Oliveira

  

Livro: Políticas públicas de salvaguarda do patrimônio cultural em São João da Barra uma análise à luz da perspectiva dos trabalhadores da cultura e dos gestores municipais

Autores: Soraya Moore e Ana Paula Serpa

 

Livro: Ao coração – no ritmo dos versos

Autora: Alexandra Sousa

 

Livro: Raízes

Autora: Sandra Moore

 

Livro: O município de São João da Barra a partir do século XX

Autor: Alcimar Chagas

 

COMENTÁRIOS