Macuco: Educação em sintonia com os Conselhos Escolares
08/04/2024 13:06 em Educação

Município participa de Encontro Técnico na UFF/Niterói

Por Ascom Macuco

Mais um ‘gol de placa’ da Secretaria de Educação de Macuco. No dia 04 de abril, quinta-feira, o auditório Paulo Freire, na Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói), foi palco do Primeiro Encontro Técnico do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Rio de Janeiro. O evento destacou diversos temas cruciais para a gestão democrática das escolas, reunindo representantes de diversos municípios, incluindo Macuco, que se mostrou integrado às questões estaduais inerentes ao tema.

Entre os pontos abordados, o destaque ficou para o Fórum Estadual de Gestão Democrática, a Oficina de Estudo da Lei 14.644/23, a Reorganização dos Conselhos Escolares e Organização dos Fóruns de Conselhos Escolares, além do Curso de Formação para Articuladores Estaduais e Municipais de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.

Representando Macuco, a secretária de Educação Claudia Vogas, acompanhada da professora Silvania Biscácio, salientou a importância do curso, que utilizará tanto a plataforma do AVAMEC na modalidade remota quanto aulas presenciais promovidas pelo GAFCE/RJ. O objetivo é discutir teoria e práticas para fortalecer e promover os conselhos escolares no Estado do Rio de Janeiro.

A ementa do curso abrange temas essenciais, divididos em módulos: ‘As Funções do Conselho Escolar’, ‘Constituição, Organização e Funcionamento dos Conselhos Escolares’, ‘A Importância da Participação da Comunidade Interna e dos Familiares no Conselho Escolar’, ‘Conselho Escolar e a Gestão Democrática da Educação: Convivência e Aprendizagem na Escola’, e ‘A Constituição dos Conselhos Escolares e sua Organização em Fóruns’ (ainda em elaboração).

“Podemos apontar essa iniciativa como um marco da articulação e fortalecimento dos conselhos escolares no estado, mostrando o compromisso com uma gestão democrática e participativa na educação pública. Enquanto dirigentes educacionais, crescemos muito com essas perspectivas”, garantiu a professora Claudia Vogas.

 

COMENTÁRIOS