Macuco: Educação promove capacitação sobre saúde animal para professores
27/03/2024 11:02 em Educação

Palestra aborda noções sobre prevenção à influenza aviária e brucelose

Por Ascom Macuco / Foto Rodrigo Cuco

Nesta terça-feira, dia 26, a Secretaria de Educação de Macuco reforçou seu compromisso com a educação integral ao promover uma importante capacitação para seus professores municipais. Um evento, realizado na Sala Multimídia do CIEP Honório Peçanha, na Reta, contou com a participação de Ana Paula Badini, renomada veterinária do Núcleo de Defesa Agropecuária de Cordeiro, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do RJ (SEAPPA), e do servidor estadual Wanderley Lopes, ambos especialistas do setor agropecuário.

Durante o período das 8h às 17h, os professores do 5° Ano do Ensino Fundamental I foram capacitados para propagar os projetos PESEPIA (Prevenção da Influenza Aviária) e PESER (Combate à Raiva em Herbívoros) entre seus alunos. Temas cruciais como prevenção da influenza aviária, combate à raiva em herbívoros e brucelose foram discutidos minuciosamente e com total interação dos professores, que viram ser abordados desde sintomas clínicos até formas de transmissão e medidas de controle.

Outro ponto do evento foi o compromisso da Secretaria de Educação em fornecer kits gratuitos contendo material informativo completo para todos os alunos contemplados com os conhecimentos abordados na palestra de hoje quando eles forem chamados a receber os ensinamentos. Essa iniciativa promete instruir os alunos para que sejam portadores de informações relevantes sobre saúde animal junto à comunidade local.

Claudia Vogas, secretária de Educação, expressou sua gratidão pela presença dos profissionais da SEAPPA e ressaltou o apoio externado pelas secretarias de Meio Ambiente – que marcou presença com o titular da pasta, ambientalista Firmo Daflon – e Agricultura do município. Ela também anunciou que os temas serão abordados durante o Ano Letivo, culminando em um evento de encerramento que contará com apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos ao longo das aulas.

 

COMENTÁRIOS