Por Secom Macaé
A Prefeitura de Macaé por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde de Macaé, segue com a programação semanal, pulverização com carro fumacê e ações de educação em saúde, buscando o controle do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya).
Nesta semana, entre os dias 25 e 29 de março, será realizada a pulverização com o carro fumacê nos seguintes bairros, sempre às 5h e 18h: segunda-feira - Piracema e Horto; terça-feira - Botafogo e Parque Aeroporto; quarta-feira - Malvinas e Jardim Guanabara; quinta-feira - Barra e Pecado; sexta-feira -Fronteira São Marcos.
"Priorizamos os bairros com maior número de casos positivos e notificados de dengue e outras arboviroses, conforme dados disponibilizados pela Gerência em Saúde / Vigilância Epidemiológica. Em seguida, bairros que ainda não foram atendidos em programação recente. É importante ressaltar que os bairros com maior extensão são divididos em setores (1, 2, 3 e outros)", frisa o coordenador da Cevas, Luan Campos.
Esta semana, entre os dias 25 e 27, Macaé receberá a equipe da Fiocruz, coordenada pela pesquisadora do Laboratório das Interações Vírus-Hospedeiros-LIVH/IOC/Fiocruz, Nildimar Honório, que juntamente com agentes de endemias irão coletar mosquitos adultos em diferentes pontos estratégicos, como depósitos de inservíveis, borracharias e ferros velhos, para a realização do diagnóstico viral. A vigilância virológica em mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus pode alertar as autoridades de saúde para a presença dos diferentes sorotipos circulantes e subsidiar a vigilância entomovirológica em locais considerados estratégicos para a manutenção e proliferação dessas espécies de mosquitos.
Durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. Em caso de chuva e vento forte, o cronograma será alterado.
O mosquitoO Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Ele costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, dentro ou fora de casa. A fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez e o mosquito vive em média 30 dias.Os ovos não são postos na água e sim, milímetros acima de sua superfície, em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d`água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa armazenar água, limpa ou suja. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem ao mosquito adulto.Solicitações e denúncias
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.