Quissamã: Programa Papo de Menina atende este ano cerca de 800 alunas no Combate à Pobreza Menstrual
20/03/2024 17:55 em Educação
Por Ascom Quissamã / Foto Plillipe Moacyr
 

Pioneira no estado do Rio de Janeiro, na implantação do Papo de Menina – programa municipal de combate à pobreza menstrual e evasão escolar – Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Educação, vai atender neste ano cerca de 800 alunas em idade menstrual com a entrega do kit mensal, contendo dois pacotes de absorvente higiênico e sabonete íntimo.


Nesta quarta-feira (20), 100 alunas dos 4° e 5° anos de escolaridade da Escola Municipal Tânia Regina de Paula receberam os kits e participaram de um bate-papo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Maria Aparecida Barcelos, sobre as mudanças no corpo a partir dos 9 anos e os cuidados com a saúde desde jovem.


Implantado pela prefeitura em 2021, o Papo de Menina atende alunas pré-adolescentes, jovens e mulheres em idade menstrual matriculadas no Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).


A coordenadora adjunta de Gestão Pedagógica da secretaria municipal de Educação, Fabiany Koch, ressalta que o Papo de Menina vai além da distribuição de absorventes higiênicos.

 

“O Programa Papo de Menina possui um caráter pedagógico, fornecendo informações essenciais e promovendo debates sobre saúde da mulher, empoderamento feminino e violência. Representa o compromisso da gestão municipal com o acesso à educação”, frisou Fabiany Koch.


A orientadora educacional da E.M. Tânia Regina, Rossana Vieira, destaca que o Papo de Menina impacta de forma positiva na vida das alunas.


“É gratificante ver como o Papo de Menina está impactando positivamente a vida das meninas em nossa comunidade. Além de suprir uma necessidade básica, as palestras oferecidas são oportunidades valiosas para promover a autoestima, a saúde e o entendimento do próprio corpo”, disse Rossana Vieira.

Att.:
COMENTÁRIOS