Por Kamilla Uhl, da PMCG / Foto Divulgação
Por meio do decreto N° 52, de 15 de março de 2024, a Prefeitura de Campos transferiu a administração e a gestão das Casas de Esporte e das Vilas Olímpicas para a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Trata-se de 12 equipamentos antes geridos e administrados pela Fundação Municipal de Esportes (FME). Em breve, o número subirá para 15, tendo em vista que mais 3 vilas olímpicas estão sendo construídas em Campos.
A mudança foi publicada no diário oficial do município desta segunda-feira (18).
O processo de transição teve início ainda nesta segunda-feira, quando o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, se reuniu com o presidente da Fundação, Luciano Viana, o diretor financeiro do órgão, Maurício Lemos, e a assessora técnica da Seduct, Catia Melo, na Secretaria de Educação.
Já na manhã desta terça-feira (19), Marcelo e Luciano promoveram reunião na sede da Fundação com os coordenadores dos 12 equipamentos e a assessora da Diretoria de Esportes e Paradesporto, a pedagoga Aline Nogueira, para orientar quanto à mudança e traçar novas metas.
“Essa é uma grande oportunidade para nossos alunos estarem ainda mais próximos do esporte. Esse é o caminho para continuarmos avançando na educação pública de qualidade e essa parceria vai beneficiar não apenas a nossa rede municipal, mas toda a sociedade de Campos. Por meio do esporte, as crianças e adolescentes das nossas escolas poderão sonhar mais alto e se tornarem atletas profissionais. Essa união representa muito mais do que apenas transferir a gestão para a Secretaria de Educação, mas significa abrir portas e caminhos, garimpar futuros atletas e impulsionar nossos estudantes rumo à uma carreira profissional, levando o nome de Campos para fora do país”, afirmou Marcelo.
Novidades
Marcelo afirmou que diversas ações acontecerão unindo os dois órgãos, visando à manutenção e desenvolvimento do ensino. A Seduct vai oferecer capacitações também aos profissionais das vilas e centros de esportes por meio da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem).
“A primeira novidade será a realização dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM), que já vamos começar a organizar. Também vamos desenvolver projetos visando atender aos alunos típicos e atípicos, assistidos na Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI), etc”, adiantou o secretário.
Luciano Viana destacou que essa união vai ajudar a aumentar o espírito competitivo entre os atletas. “O JEEM é um projeto maravilhoso, posso dizer com propriedade, pois foi através dele que eu me tornei um jogador profissional de futebol. Vamos proporcionar aos alunos das nossas escolas a prática do esporte em várias modalidades, com esse apoio. Esses atletas com certeza vão conseguir alçar vôos maiores. Estamos muito felizes por saber que, junto com a Educação, a Fundação de Esportes vai oferecer maior apoio aos alunos das escolas municipais e aos atletas da cidade”, disse.