Campos: EJA amplia atendimentos para mais três localidades
18/03/2024 12:38 em Educação

Por Kamilla Uhl, da PMCG / Foto Divulgação

 

Uma boa notícia para quem não conseguiu concluir os estudos dentro do cronograma e deseja voltar para a sala de aula. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) conta agora com três novas unidades inseridas na modalidade, a Escola Municipal Jardim de Infância Alva Doralice Ribeiro de Castro, situada em Santa Cruz; A E.M Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, no Parque Tamandaré e a E.M Ambrósio de Souza, em Serrinha.

 

A coordenadora da EJA, Greice Souza, disse que essas novas unidades chegam para expandir ainda mais o leque de oportunidades para estudantes da EJA que moram nas localidades mais afastadas do Centro. A partir de agora, subiu para 24 o número de escolas que oferecem a modalidade a cerca de mil estudantes. Os interessados podem procurar a unidade mais próxima de casa, com todos os documentos pessoais e a declaração da escola da última formação.

 

“A EJA é uma modalidade cíclica. Quando a gente conclui a alfabetização desses alunos na localidade, mudamos para outra que ainda não ofereça esse tipo de ensino. Buscamos formar e informar os estudantes e, agora, com essas novas unidades, podemos alcançar moradores de Serrinha, Dores de Macabu, Santa Cruz, Fazenda Grande, Itereré, entre outras. O público da EJA é diferenciado porque são pessoas que geralmente estão fora das salas de aula há muito tempo, e isso requer um cuidado maior e, além disso, há os que trabalham durante o dia e chegam cansados, necessitando de um estímulo a mais para que possam se concentrar no conteúdo. Para isso, oferecemos cursos como os de empreendedores, para que eles possam ainda ter uma renda extra e possam se dedicar com mais afinco aos estudos”, disse Greice.

 

 Gestora da E.M Jardim de Infância Alva Doralice Ribeiro de Castro, Shayene Lessa Lopes, explica que o seu desejo de abrir a turma nasceu quando em vários momentos os pais ou responsáveis das crianças precisavam assinar documentos dos alunos e acabavam falando que não eram alfabetizados e precisavam “fichar” os papeis.

 

“Na maioria dos casos eles precisaram parar de estudar para trabalhar muito cedo e não conseguiram voltar. Sempre deixo claro para eles, como um estímulo, que o objetivo principal da educação é a conscientização e a transformação da vida dos indivíduos. Aqueles que buscam ampliar e aprimorar seus conhecimentos na EJA desejam uma vida melhor e um futuro diferente para suas famílias”, comentou a gestora.

  

Na Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, a aluna mais idosa é Maria Nilça Pereira da Silva, 83 anos. Ela quer aprender a ler para estudar a Bíblia. A gestora da unidade, Adriana Martins de Matos, conta que já atuou em escolas com Ensino de Jovens e Adultos e reconheceu a necessidade de alguns pais em retomar os estudos.

 

 “É gratificante como eles se empenham e realmente buscam o saber, reconhecem que terão oportunidades de melhores condições no mercado de trabalho. Aqui, não são apenas pessoas em busca do saber, são pessoas especiais que são respeitadas pelas suas histórias de vida. Essa é a grande diferença, pois aprendemos muito com eles", finalizou Adriana.

  

UNIDADES ESCOLARES COM EJA

 

 Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio - Travessão

 

Escola Municipal Jardim de Infância Alva Doralice Ribeiro de Castro – Santa Cruz

 

Escola Municipal Amaro Prata Tavares - Centro

 

Escola Municipal Ambrósio de Souza - Serrinha

 

 Escola Municipal Carlos Chagas - Travessão

 

Escola Municipal Centro Educacional 29 de Maio - Pecuária

 

Escola Municipal CIEP Brizolão 269 Francisco Portela - Tocos

 

Escola Municipal Custódio Generoso Vieira – Parque Prazeres

 

Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas – Tocos

 

 Escola Municipal Doutor Luiz Sobral 1 - Jardim Carioca

 

Escola Municipal Farol de São Tomé - Farol de São Tomé

 

Escola Municipal Ferroviário Jacy da Silva Barbeto  Parque Tamandaré

 

  Escola Municipal Francisco de Assis – Matadouro

 

Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz - Parque Cidade Luz

 

Escola Municipal Lulo Ferreira de Araújo - Morro do Coco

 

Escola Municipal Marechal Artur da Costa e Silva – Parque Presidente Vargas

 

 Escola Municipal Manoel Coelho - Goitacazes

 

Escola Municipal Maria Lúcia - Turf Club

 

Escola Municipal Mário Barroso - Ururaí

 

Escola Municipal Pequeno Jornaleiro – Centro

 

 Escola Municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva - Parque Santa Rosa

 

Escola Municipal Professora Olga Linhares Corrêa - Calabouço

 

Escola Municipal Professora Wilmar Cava Barros - Jockey Club

 

Escola Municipal Santa Terezinha – Baixa Grande

COMENTÁRIOS