Convenção do PL em Búzios: um palco político sob a sombra da incerteza
17/03/2024 14:19 em Eleições 2024

Com figuras políticas de peso, pré-candidatura de Rafael Aguiar é lançada, mas não sem controvérsias e questionamentos legais

Por Prensa de Babel / Foto Reprod. Redes Sociais

Centenas de pessoas se reuniram no campo do clube de futebol Azul e Branco, localizado no centro da cidade de Búzios, para a Convenção do Partido Liberal (PL), presidido pelo vice-prefeito afastado Miguel Pereira. O evento, que marcou o lançamento da pré-candidatura de Rafael Aguiar, atualmente prefeito interino, filho de Pereira e até semana passada filiado ao Republicanos, contou com a presença de diversas autoridades políticas, incluindo o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, o senador da república Flavio Bolsonaro, o deputado federal Altineu Ribeiro, e o deputado estadual Dr. Serginho. No entanto, a presença mais aguardada e controversa foi a do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro, que fez um tour pela Região dos Lagos no mesmo dia em que depoimentos à Polícia Federal foram tornados públicos no âmbito de investigações sobre uma suposta trama golpista, foi ovacionado pelos presentes e até mesmo circulou pelo evento sentado no teto de um carro. Em seu discurso, o ex-presidente enfatizou o seu amor pelo Brasil e atribuiu o fracasso de seu governo aos desafios da pandemia da Covid-19, apesar das acusações de crimes de responsabilidade levantadas pela CPI do Senado Federal.

João Carrilho rouba a cena sem estar presente

Enquanto isso, o governador Claudio Castro reforçou os rumores de que o pré-candidato João Carrilho abriria mão de sua própria candidatura para se tornar vice de Rafael Aguiar, em um apelo público durante o evento. Castro destacou que essa união seria fundamental para a vitória nas próximas eleições. Por sua vez, Aguiar seguiu o mesmo tom vago, costumeiro em suas declarações, enfatizando conceitos abstratos como união, amor e respeito, sem apresentar propostas concretas para a cidade.

No entanto, a pré-candidatura de Aguiar enfrenta questionamentos legais, uma vez que ele não fez a troca de partido em tempo hábil de acordo com as regras eleitorais. O presidente do Republicanos em Búzios, o prefeito afastado Alexandre Martins, considerou a candidatura de Aguiar como “fake” em declaração recente à Prensa. Isso lança dúvidas sobre a legitimidade da candidatura e o futuro político do candidato.

Apesar do evento ter mostrado força pelo número de pessoas presentes e pelo apoio entusiástico dos seguidores de Bolsonaro, a controvérsia em torno da candidatura de Aguiar e a intervenção pública de Castro em favor de Carrilho roubaram a cena, deixando incertezas sobre os rumos políticos de Búzios para as próximas eleições suplementares.

COMENTÁRIOS