Por Kamilla Uhl, da PMCG / Foto Adriana Crespo
Os alunos do Curso de Plano de Negócios do Programa Municipal de Apoio à Economia Criativa, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) tiveram nessa terça-feira (12), a última aula do módulo de Branding, ministrado por Julia Ambrozini. Os 20 participantes chegaram à metade do curso e estão capacitados a construir os posicionamentos de suas marcas.
De acordo com a gerente de articulação de projetos da Seduct, Adriana Crespo, a economia criativa é um dos setores que mais se expande na economia mundial, com um crescimento de aproximadamente 8,8% ao ano. No Brasil, especificamente, o segmento gera 2,7% do PIB nacional, e emprega mais de quatro milhões e meio de pessoas, o que equivale a 10,1% dos empregos formais registrados.
“O perfil de um empreendedor criativo é otimista, talentoso e de ambição, encarando o trabalho como uma atividade prazerosa. Mas, é claro, os criativos também devem aprender a ser donos dos seus negócios. Aprimorar e fortalecer os seus processos de gestão aumentam as chances de sucesso e diminuem as vulnerabilidades. Os empreendedores participantes estão encerrando o módulo sobre Branding e foram capacitados a construir os posicionamentos de suas marcas, para ajudar a diferenciar sua empresa da concorrência, criar conexões emocionais com os clientes e, claro, impulsionar o crescimento do negócio”, diz Adriana.
O programa Economia Criativa é realizado pela Seduct com apoio da Tec Campos Incubadora. Ainda segundo Adriana, o curso tem duração de quatro meses e as aulas são realizadas na sede da Tec Campos, anexa à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), parceira do programa.
Ao longo do curso, os empreendedores já aprenderam sobre Macrotendências; Princípios do Branding; Modelagens de Negócios com o Canvas; Design Thinking; Plano de Marketing; Oficina de Pitch: Pesquisa de Mercado, entre outros conteúdos.
O objetivo do programa é fomentar a cultura empreendedora e criativa no município de Campos dos Goytacazes, por meio de bolsas de empreendedorismo que estimulem o desenvolvimento de projetos da economia criativa, por meio do Curso de Plano de Negócios, em parceria com a Tec Campos Incubadora de Base Tecnológica. Os participantes recebem bolsas no valor de R$1.160,00/mês de diversas áreas, com apoio da Tec Campos.