Vingança: Ida de Bacellar para o União, faz Flávio Bolsonaro entregar PL ao prefeito de Campos
13/03/2024 12:26 em Eleições 2024

Mas Flávio Bolsonaro teme confronto com Bacellar e afasta Garotinho da direção do PL

Por Ultima Hora com informações Folha 1

Os Vingadores - Partes I e II

O PL está incomodado com Flávio Bolsonaro ter manifestado apoio à reeleição do prefeito de Campos (RJ), Wladimir Garotinho, que, publicou um vídeo no Palácio do Planalto exaltando o governo Lula.

Em vídeo, Wladimir agradece, de dentro do Palácio do Planalto, a Lula por investimentos em Campos. “Campos foi muito bem contemplada, queria agradecer ao presidente Lula, nas pessoas dos amigos Lindbergh [Farias] e André Ceciliano, pelo carinho que tiveram na escolha dos projetos que vão atender ao município”, disse o prefeito.

Os Vingadores - Parte III

Distanciar Garotinho da Direção do PL para Evitar Confrontos maiores com Bacellar e piorar ainda mais a situação

Num beco sem saída, Flávio Bolsonaro decide jogar o jogo do "você retira eu coloco" no tabuleiro do PL, só que desta vez, a peça movida não foi Bacellar que já partiu para o União com tudo, a peça movida tem nome e sobrenome: Garotinho. Mas não se engane, não estamos falando de brincadeira de criança, e sim de Anthony Garotinho, aquele que já foi o "rei do pedaço" no Rio de Janeiro e reagiu:

“A soberba precede a ruína”. A frase compõe a Bíblia no Livro dos Provérbios (16:18), atribuído a Salomão, rei da antiga Israel e filho do rei Davi. E foi usada em vídeo divulgado nas redes sociais pelo ex-governador Anthony Garotinho (sem partido) em advertência pública ao próprio filho, o prefeito Wladimir Garotinho (PP).

Mas parece que o filho do ex-presidente, num movimento que mais parece "dança das cadeiras" misturada com "telefone sem fio", resolveu que pra evitar um "arranca-rabo" com Bacellar, era melhor deixar o Garotinho mais novo, o Wladimir, no comando do circo... digo, do partido em Campos. E o Wladimir, oh! não perdeu tempo, já foi logo fazendo acrobacias no Palácio do Planalto, pendurando-se nas cordas do apoio ao Lula, como quem diz: "Se a vida te der limões, faça uma caipirinha e brinde ao governo".

Mas, como em todo bom enredo de comédia, tinha que ter o plot twist: Flávio Bolsonaro, temendo que o "caldo entornasse" com Bacellar, decidiu que era hora de dar um "chega pra lá" no Garotinho pai, afastando-o da direção do PL. É aquela história: "melhor prevenir do que remediar", ou no bom carioquês, "não deixar o bicho pegar".

E como num bom roteiro escrito por Chico Anysio, a culpa, claro, não poderia ficar no colo de ninguém. "Jogaram a culpa na Nacional", como quem diz: "Eu? Que nada! Foi ele!" A direção nacional do PL, numa jogada de mestre com Flávio Bolsonaro tentando evitar um "conflito armado" com Bacellar, enquanto o PL tenta navegar nas águas turbulentas da política fluminense.

A situação política envolvendo Anthony Garotinho, e seu filho Wladimir Garotinho, prefeito de Campos dos Goytacazes, e o Partido Liberal (PL) reflete o medo do Senador em enfrentar Bacellar.

Os Vingadores  - Parte IV

Jogaram a Culpa na Nacional

No entanto, de acordo com informações da direção nacional do PL, relatadas pela Agenda do Poder, essa decisão de não permitir que Garotinho assumisse um papel de liderança na nova executiva municipal partiu diretamente da Executiva Nacional do partido.

A postura de Flávio Bolsonaro, uma figura proeminente no PL e filho do presidente Jair Bolsonaro, é notavelmente pragmática. Ele considera que manter o comando do partido nas mãos de Wladimir Garotinho é uma medida adequada, e viu a tentativa de Anthony Garotinho de assumir o controle como um excesso que poderia acirrar tensões, considerando especialmente o confronto existente entre Garotinho e Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Os Vingadores - Parte V 

Do PL de Maricá, ataques e resposta do PL de Campos

Não é só entre o ex-governador Anthony Garotinho (sem partido) e seu filho Wladimir Garotinho (PP) que as rusgas pelo apoio do PL do senador Flávio Bolsonaro à reeleição do prefeito de Campos, o amigo de Rodrigo Bacellar e Deputado Estadual bolsonarista de Maricá, Filippe Poubel, também tem manifestado descontentamento.

Em suas redes sociais, o parlamentar bolsonarista tem atacado alguns secretários de Wladimir, por terem apoiado a vitória de Lula (PT) no segundo turno presidencial de 2022. Entre eles, o chefe gabinete do prefeito, Thiago Ferrugem, atual presidente do PL em Campos. Ele respondeu às provocações de Poubel, que lembrou da operação Chequinho e postou uma foto da esposa de Ferrugem fazendo o “L”:

— Lamentável o comportamento do deputado que, ao invés de vir para o debate, se esconde atrás de bravatas, mentiras e ataques pessoais. Sobre as fake news, estamos estudando com os advogados as medidas que vamos adotar. Agora, usar a imagem da minha esposa, mãe dos meus filhos, só demonstra o caráter desse rapaz. Tenho muito orgulho da minha esposa. Diferente desse sujeito, ela é forte, corajosa e livre para tomar suas próprias decisões — reagiu Ferrugem.

No domingo (10), Poubel havia postado em seu Instagram:

— O PL em Campos dos Goytacazes está nas mãos do prefeito Wladimir Garotinho. Em seu primeiro ato, Garotinho coloca na presidência do partido Thiago Ferrugem, político de esquerda, condenado na operação Chequinho, que usava o programa Cheque Cidadão para compra de votos. Em destaque, a esposa do atual presidente do PL Campos, fazendo o L. Peço atenção das lideranças do partido para essa movimentação.

E dia11, Poubel fez uma nova postagem. Atacando dessa vez o secretário de Administração e Recursos Humanos goitacá, Wainer Teixeira (a caminho do PP, também pré-candidato a vereador. De quem o deputado bolsonarista postou uma foto balançando a bandeira de Lula nas ruas de Campos, durante a campanha presidencial de 2022, com o texto:

— Como já foi amplamente noticiado, o PL em Campos irá caminhar com o prefeito Wladmir Garotinho, sob o argumento de que ele teria apoiado o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições. Sabe aquele apoio fake, onde você faz uma firula com uma carreata, mas por “debaixo dos panos”, nem tão debaixo assim? E você coloca o seu secretariado para apoiar o seu verdadeiro candidato? Pois bem, esses são alguns dos secretários e gestores na administração Wladmir que apoiaram o ex-condenado sob a tutela do prefeito, que hoje manda no PL em Campos — ressentiu-se Poubel.

—  Sou um democrata e os secretários e vereadores do governo que pensam diferente e votarão em Lula estarão livres para se manifestarem — disse o prefeito Vladimir na ocasião.

Os Vingadores - Parte VI 

AVISO FINAL DE GAROTINHO NAS REDES

"Alguns amigos queridos estão dizendo.

Na campanha para Prefeito, o então candidato Wladimir Garotinho foi indagado por diversos órgãos de imprensa e da sociedade se ele deixaria seu Pai, Anthony Garotinho, assumir alguma secretaria ou até mesmo ditar os rumos da administração.

E em todas as suas respostas foi que não, mas seria um bom ouvinte dos conselhos; seguindo ou não. Wladimir deixou bem claro que ele ordenaria a cidade e seria ele a condizer o governo.

Mas, parece que hoje, mediante a formas politiqueiras odiosas, crucificam o atual Prefeito Wladimir por andar com suas próprias pernas. 

Afinal de contas, o compromisso assumido foi honrado. 

Os aproveitadores do momento conturbado entre pai e filho devem estar esquecendo que entre família depois as coisas se resolvem, o problema fica com quem colocou "gasolina na lenha".

Os Vingadores aguarde cenas dos próximos capítulos...

 

COMENTÁRIOS