Macaé: Governo e NUPEM debatem projeto de despoluição da Lagoa de Imboassica
Qualidade de Vida e Meio Ambiente
Publicado em 26/02/2024
Por Marcio Siqueira (Secom) Texto e Foto
 
Iniciativas e projetos que possam garantir a recuperação da vegetação nativa e a despoluição das águas da Lagoa de Imboassica foram debatidos hoje pelo governo e o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), com a participação da Câmara de Vereadores.
 
As propostas, que têm como objetivo garantir a balneabilidade das águas e a preservação de um dos principais cartões postais da cidade, foram apresentadas ao prefeito Welberth Rezende por pesquisadores que compõem a comissão instituída a partir do trabalho iniciado em 2023 pela Frente Parlamentar para Despoluição da Lagoa de Imboassica.
 
“A contribuição do NUPEM é fundamental para garantir ao governo os investimentos adequados para a proteção da Lagoa. Estes estudos serão a base de novos projetos de saneamento que já estamos planejando para a região do Pecado e dos bairros próximos”, afirmou o prefeito.
 
 
A comissão de análise e estudos é liderada pelo professor pesquisador Francisco Esteves, que destacou a importância da integração entre os poderes Executivo, Legislativo e Academia na discussão de soluções que garantam a proteção do ecossistema local. 
 
“Debatemos esta integração desde 1993, a partir do movimento de despoluição da Lagoa. Agora temos a oportunidade de colocar em prática um trabalho único, inovador e capaz de trazer uma solução para este desafio”, afirmou o professor.
 
O estudo conta com a participação dos vereadores Luciano Diniz e Iza Vicente e auxiliará o governo a definir novos projetos de saneamento integrados às metas de investimentos previstas pela Parceria Pública Privada (PPP) com a BRK Ambiental.

 

 
Comentários