Baile de Carnaval do Museu Histórico de Campos acontecerá nesta terça-feira
Cultura, Turismo, Lazer, Shows e Tv
Publicado em 03/02/2024

A entrada é franca e os foliões devem utilizar fantasias, para participar da eleição da Rainha e Rei do Baile

Por Antônio Filho(Texto e Foto)

O tradicional Baile “Museu de Máscaras” será realizado nesta terça-feira (6), às 18h, no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), na Praça do Santíssimo Salvador. Promovido pela Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), o evento terá entrada franca. Os foliões devem utilizar fantasias, para participar de um concurso. A Sociedade Musical Lira de Apolo, a bateria da Escola de Samba Mocidade Louca e o DJ Double Trix serão as atrações da festa.

Quando as portas do Solar do Visconde de Araruama se abrirem, o público poderá visitar a exposição “Memórias de outros Carnavais Campistas”. Em seguida, às 18h30, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), Chico de Aguiar, participará do bate-papo “Recordando nosso Carnaval”, na sala de exposições temporárias. O encontro terá a presença do estilista Nelcimar Pires, destaque do Carnaval do Rio de Janeiro e personalidade da folia campista.

A apresentação do DJ Double Trix, aluno do projeto Ateliê Cultural da Casa de Cultura Poeta Antônio Silva, de Conselheiro Josino, será às 19h, abrindo a grade de atrações musicais do evento. Em seguida, às 20h, será a vez da Sociedade Musical Lira de Apolo, seguida da Bateria da Mocidade Louca, que iniciará sua apresentação às 21h.

Por mais um ano, teremos a eleição da Rainha e Rei do Baile de Carnaval do Museu, com a entrega de faixas e de brindes, entre os participantes mais animados e com as fantasias mais criativas. Esperamos pela comunidade para revivermos os bailes antigos, com a folia das marchinhas. Será uma noite de muita alegria, em um dos mais belos cartões postais do município”, convida a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

A coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, detalha a exposição preparada para o evento. “Campos já contou com clubes valorosos que primavam pelo luxo e arte. Nas fotos do acervo do Museu, identificamos pomposas alegorias e o grande público que alegremente participava deste Carnaval do passado e vamos exibir boa parte delas. Também pesquisamos o livro ‘Cyclo Aureo - História do Primeiro Centenário de Campos’, escrito em 1935, pelo memorialista Horacio Sousa, que cita diversas associações carnavalescas, conhecidas como clubes históricos que contribuíram para o esplendor da folia campista”, anuncia Graziela, que divide pesquisa e curadoria da exposição, com Raynara Escala e Thalita Souza.

Programação

18h - Abertura da Exposição: “Memórias de outros Carnavais Campistas”, composta por fotos antigas do Carnaval campista da década de 1930

8h30 - Bate-papo com Chico Aguiar (presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes) e a presença vip de Nelcimar Pires (estilista reconhecido como expressão do Carnaval Campista), com o tema “Recordando nosso Carnaval”, na sala de exposições temporárias

19h - Apresentação do DJ Double Trix, aluno do projeto Ateliê Cultural da Casa de Cultura Poeta Antônio Silva, de Conselheiro Josino

20h - Apresentação da Lira de Apolo

21h30 - Apresentação da Bateria da Escola de Samba Mocidade Louca

22h - Eleição da Rainha e Rei do Baile de Carnaval do Museu 2024, com entrega de faixas e de brindes

Comentários