Para que o estoque sanguíneo fique em um limite satisfatório, é preciso que a população doe qualquer tipo de sangue. Cada doação pode salvar até quatro vidas. Os voluntários podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 (exceto em feriados), na Rua Doutor Bueno, 40, no Centro. Também existe a opção de agendamento online no site da Prefeitura de Macaé.
“Em período de férias ou feriados como o Carnaval, reforçamos o pedido de doação de sangue para mantermos um estoque capaz de suportar a demanda com segurança. Também é muito importante o comparecimento do doador permanente ou não, para atendermos diversos procedimentos médicos que necessitam de transfusão de sangue ou de plaquetas”, afirma o médico hematologista Adelmo Henrique Dalmas.
O espaço conta com uma equipe multidisciplinar: dois médicos especialistas, três enfermeiras, assistente social, três biólogas, biomédica, além de auxiliares e técnicos em enfermagem e laboratório, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2796-1756.
Os requisitos básicos para doação são:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis);
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação);
- Apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial.