Defesa Civil divulga alerta de chuvas intensas para o fim de semana
Geral
Publicado em 19/01/2024

Governo antecipa ações de prevenção às chuvas 

Por Secom Macaé / Foto Arquivo

 

A Defesa Civil de Macaé divulgou alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que traz possibilidade de chuvas intensas ao longo deste fim de semana. Desta sexta-feira (19) ao domingo (21), a previsão de chuva fica entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Também estão previstos ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.

 

Por conta da previsão de chuva, o projeto Verão para Todos, da Defesa Civil, está suspenso neste domingo.

 

O órgão ressalta ainda para os cuidados em caso de chuvas fortes que podem causar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Já em caso de rajadas de ventos, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há possibilidade de queda e descargas elétricas, além de buscar não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

 

A Defesa Civil atua 24h. Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelo telefone 199 ou por mensagem via WhatsApp: (22) 98813-8298

 

Ações do Governo

 

Medidas de prevenção aos impactos gerados pelas chuvas de verão foram traçadas pelo governo nesta sexta-feira (19), em reunião que mobilizou secretarias que promovem assistência direta à população.

 

As estratégias que ajudam a amenizar efeitos de alagamentos foram definidas pelo prefeito Welberth Rezende, juntamente com a Comissão do Governo criada para planejar serviços de atendimento imediato a situações de risco.

 

“O objetivo é agilizar serviços e fortalecer programas de assistência direta a situações de risco durante o período das chuvas. A estratégia é prevenir e antecipar medidas que possam amenizar impactos e atuar nos pontos mais sensíveis da população”, alertou o prefeito.

 

De imediato, as ações de limpeza das redes de drenagem, com o desassoreamento dos canais naturais da cidade foram apontadas como prioritárias pelo prefeito que também destacou o andamento das obras da macrodrenagem, que se concentram agora no alargamento de novo trecho do Canal Fábio Franco e na instalação de duas novas bombas na Central de Operações da Rua Télio Barreto, que ampliará a capacidade de vazão das águas de chuva para 22 mil litros por segundo.

 

As ações emergenciais de apoio à população também foram destacadas pelo Secretário de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, que lidera a Comissão de ações de enfrentamento aos efeitos das chuvas.

 

“Estamos preparados para garantir à população o pronto atendimento em eventuais ocorrências”, afirmou Joseferson.

Comentários