Ao todo, 20 projetos foram contemplados com bolsas.
Por Secom Campos / Foto João Lobo (Arte)
A Prefeitura de Campos publicou nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial do Município (AQUI), o resultado final das propostas submetidas ao edital do Programa Municipal de Apoio à Economia Criativa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Ao todo, 20 projetos foram contemplados com bolsas. A lista com os respectivos autores também pode ser acessada no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) – AQUI.
Eles receberão bolsas no valor de R$1.160,00/mês de diversas áreas, com apoio da Tec Campos Incubadora. As atividades terão início no dia 18 de dezembro.
Os projetos têm os seguintes temas: Moda em Campos, um passeio pelos ciclos econômicos da região; Artesanato nas ruas: tradição e criatividade; Desenvolvimento de coleção sustentável criativa campista; Gestão e Planejamento para espetáculos teatrais autorais; Pequenos Capoeiristas; Estúdio de Animação Os Bonequinhos; Mesa Posta: tecendo laços, fortalecendo vínculos; Turista Campista; entre outros.
De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, a vigência será de 4 meses. “O Programa de Apoio à Economia Criativa visa apoiar, com bolsas de empreendedorismo, a profissionalização de empreendedores através do Curso de Plano de Negócios para a Economia Criativa na TEC Campos Incubadora. Ele foi regulamentado pela Lei nº 9.340, de 17 de julho de 2023”, explicou Marcelo.
Segundo a gerente de articulação de projetos da Seduct, Adriana Crespo, diversas modalidades temáticas serão enquadradas como Turismo, Lazer, Design, Arquitetura, Games, Artes Visuais, Moda, Música, Literatura, Patrimônio Cultural (expressões tradicionais e sítios culturais), Audiovisual, Artes cênicas, Novas mídias, Artesanato, Cultura popular e Arte urbana.
“A economia criativa está relacionada a tudo que se assiste, ouve e interage. Ou seja, tudo que é compreendido como obra da criatividade humana e pode servir como ferramenta para o desenvolvimento econômico e social de territórios. É a área da economia da cultura que abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários”, informou Adriana.
A TEC Campos é uma incubadora de empresas do Norte Fluminense constituída pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Universidade Federal Fluminense (UFF), Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (FUNDENOR), Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fluminense (FUNDAÇÃO PRÓ-IFF), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (SEBRAE-RJ), Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Institutos Superiores de Ensino do Censa (ISECENSA), Universidade Cândido Mendes (UCAM), Universidade Estácio de Sá (UNESA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL Campos), Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes e Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (PMCG).