A iniciativa tornou-se uma ação integrada reunindo vários seguimentos
Por Ascom Quissamã / Foto Divulgação
Em mais uma ação vinculada ao Plano Municipal de Conservação da Mata Atlântica, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, promoveu nesta quarta-feira (6) diversas atividades de educação ambiental no manguezal de Barra do Furado.
A mobilização teve a participação da população, pescadores e alunos da E. M. Délfica de Carvalho Wagner, com rodas de conversas, limpeza educativa do manguezal, coleta de resíduos -foram retirados 45 quilos -, e plantio de 540 mudas da espécie mangue vermelho. A atividade foi realizada em parceria com Instituto Floresta Darcy Ribeiro, com a presença da Ong Ecoanzol e da Associação de Amigos e Mulheres Pescadoras de Barra do Furado.
“A ação no manguezal reafirma o compromisso de Quissamã em direcionar investimentos para a preservação ambiental. São ações periódicas também direcionadas aos recursos hídricos, como a limpeza de canais, do pontal da Lagoa da Ribeira e também atuação nas unidades de conservação”, avaliou o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca.
Para a engenheira florestal da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Manon Perdomo, a participação da comunidade e da escola é fundamental para o desenvolvimento das ações de educação ambiental.
“Hoje, os pescadores e a comunidade reconhecem a importância da preservação desse ecossistema, que é um berçário para inúmeras espécies. E com trabalho de educação ambiental realizado eles passam a ser agentes multiplicadores da necessidade e importância de conservar o espaço, garantindo a vida do manguezal”, destacou Manon.