Profissionais da Secretaria de Saúde de SJB participam de capacitação
Saúde
Publicado em 05/12/2023

Por Secom SJB

 

Prevenção do HIV/Aids/IST e acidentes de trabalho com exposição a material biológico” foram temas de palestra e capacitação para 31 auxiliares de serviços gerais que atuam nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra. O encontro aconteceu na segunda-feira, 4, no auditório da Santa Casa de Misericórdia.

 

A ação foi uma iniciativa do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com o Programa Municipal de Controle de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde e coordenações de Vigilância em Saúde e Atenção Básica.

 

A capacitação foi ministrada pela médica Luiza Beliene e a enfermeira Jahina Vidal, que atuam no SESMT, e teve como convidada a coordenadora municipal do programa IST/HIV/Aids e multiplicadora de tecnologia da Secretaria Estadual de Saúde e Laboratório Central Noel Nutells (Lacen), Hélia Vargas.

 

O objetivo foi capacitar os profissionais que atuam na função de auxiliar de serviços gerais sobre medidas preventivas, diagnóstico e condutas após acidentes com exposição a material biológico, prioritariamente na transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV), o da hepatite B e o da hepatite C.

 

— A comunicação adequada dos acidentes ajuda na avaliação de mudanças constantes na segurança do trabalho, na forma de organização, nos instrumentos, ferramentas e equipamentos. O objetivo final será sempre reduzir os números de acidentes, melhorar a qualidade do trabalho e até otimizar a produtividade das equipes — explicou a médica Luiza Beliene.

 

 

A iniciativa visou, ainda, conscientizar sobre a importância de utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) adequados às atividades exercidas por esses trabalhadores, tendo em vista os riscos presentes no ambiente de trabalho desses colaboradores, além de promover educação permanente de redução e prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes.

 

Comentários