Campos: Prefeitura inicia entrega alimentos do PAA a entidades socioassistenciais
Justiça, Cidadania e Inclusão
Publicado em 29/11/2023

Os primeiros produtos sendo distribuídos nesta quarta-feira para nove entidades da rede socioassistencial

Por Secom  Campos/ Foto Rony Souza (Divulgação)

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca inicia, nesta quarta-feira (29), a entrega dos produtos adquiridos por meio da chamada pública nº 001/2023 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) municipal. Os alimentos, a maior parte produzida por agricultores familiares de Campos, serão doados a entidades da rede socioassistencial com o objetivo de aumentar a segurança alimentar e nutricional dos assistidos. Entre as entidades que participaram do chamamento, oito foram consideradas aptas. São elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campos (Apae); Associação Irmãos da Solidariedade; Asilo Nossa Senhora do Carmo; Associação Monsenhor Severino; Centro de Assistência Social e Terapêutico Diva Marina Goulart (Apoe); Dispensário São Vicente de Paulo; Patronato São José; Lar Fabiano de Cristo/Casa Francisco Lamego; e Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Codin.

Para o desenvolvimento do PAA municipal, nessa modalidade de compra com doação simultânea, a Secretaria de Agricultura obteve a verba de R$ 1.298.372,00 (um milhão, duzentos e noventa e oito mil, trezentos e setenta e dois reais), destinada ao município pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Além de beneficiar pessoas em situação de insegurança alimentar, o programa possibilita ao agricultor familiar a comercialização direta, sem atravessadores, da sua produção.

“Isso é segurança também para o agricultor, que passa a comercializar com órgãos públicos e fica certo do pagamento de sua venda, que é depositado em sua conta. As entidades, que atuam sem fins lucrativos e que podem ser governamentais ou não governamentais, ganham porque vão contar com alimentos frescos e mais saudáveis para o preparo das refeições que fornecem de forma gratuita e contínua a pessoas em situação de vulnerabilidade social e alimentar. A Secretaria de Agricultura ainda dará apoio logístico, promovendo a entrega dos alimentos doados às entidades”, destaca o secretário Almy Junior.

Os alimentos, que foram recolhidos nas propriedades, estão sendo separados nesta terça (28) por equipes da Secretaria de Agricultura, que também ficará responsável pela distribuição a partir de amanhã (quarta, 29). O recolhimento da produção, separação e entrega nas entidades socioassistenciais serão feitos quinzenalmente pela secretaria.

 

Comentários