Projeto apresenta conteúdo artístico produzido por pessoas do Assentamento Zumbi dos Palmares
Por Antônio Filho/Foto Leandro Souza (Divulgação)
Com produção de conteúdo de pessoas que fazem parte do Assentamento Zumbi dos Palmares, a exposição “Nossa Terra, Nossa Gente, Nossa Luta: Visualidades Camponesas”, segue em cartaz no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), na Praça do Santíssimo Salvador, podendo ser visitada até o próximo domingo (3). A ação conta com o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
“Desde sua abertura, a mostra tem sido uma oportunidade de partilha com o público de olhares sobre a vida, a cultura e a luta por direitos no maior assentamento do Rio de Janeiro, criado no final dos anos 1990”, afirma Leandro Souza, organizador da exposição.
As criações fotográficas foram feitas por assentados e colaboradores a partir da questão: “Se o assentamento fosse uma imagem, qual seria?”. A exposição é resultado dos modos de ver dos participantes que vivem e convivem nesse território tão importante histórica e esteticamente em Campos. A curadoria é assinada por Viviane Ramiro e Flávio Tonnetti.
“Durante a semana, o Museu funciona de terça à sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o equipamento recebe visitas das 9h às 14h. O agendamento da visitação de grupos é realizado por meio do telefone (22) 98179-4455”, enfatiza a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard.