Professores, alunos e psicopedagoga destacam o tema nos educandários
Por Ascom Macuco / Foto Rodrigo Cuco
Esta semana, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Macuco desempenharam um papel fundamental na promoção e disseminação de aprendizados históricos relacionados ao Dia da Consciência Negra no Brasil. Sob liderança da secretária de Educação, professora Claudia Vogas, e apoio da respeitada psicopedagoga Margareth Anselmo, três educandários se destacaram nessa iniciativa: CIEP Municipalizado Honório Peçanha (Reta); Escola David Coelho dos Santos (Barreira); e Escola Professora Sylvia Bittencourt Bath Rosas (Volta do Umbigo).
A interação excepcional entre pais, responsáveis e a comunidade escolar foi evidente, com temas relevantes sendo abordados de maneira minuciosa. Margareth Anselmo, que também é a atual secretária de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude de Macuco, apresentou sua genialidade ao orientar os participantes sobre a famosa Boneca Abayomi. Essa criação artesanal não apenas encanta, mas também transmite lições de resistência, resiliência, respeito e comprometimento das mulheres negras que enfrentaram e defendem a erradicação do racismo no Brasil.
Os relatos do passado, abordando desde os Navios Negreiros até a resistência de Zumbi no Quilombo dos Palmares, entrelaçaram-se na temática, proporcionando aos jovens estudantes um aprofundamento significativo nos aspectos históricos ligados à Consciência Negra e seus desdobramentos. Além das apresentações de capoeira, a mostra de trabalhos e outros movimentos também contribuíram para ampliar o conhecimento e despertar a curiosidade dos alunos, transformando as escolas de Macuco em verdadeiras caixas de ressonância desse importante evento.