Alerj faz abertura da 14ª edição do Parlamento Juvenil nesta segunda-feira
Justiça, Cidadania e Inclusão
Publicado em 24/11/2023

Por Assessoria Alerj

 

O programa completa 20 anos e durante uma semana estudantes de todo o Estado do Rio atuarão como deputados estaduais.

Os estudantes eleitos para 14ª edição do Parlamento Juvenil, realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), assumirão o cargo de deputados estaduais juvenis nesta segunda-feira (27). Eles serão diplomados no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, e realizarão diversas atividades parlamentares no Edifício Lúcio Costa, o Alerjão, além de passeios turísticos pela capital fluminense em uma experiência única que vai até o dia 1º de dezembro.

Coordenador do programa, o deputado Danniel Librelon (REP) afirmou que a expectativa para o início da semana parlamentar já é alta: “Nós queremos que os nossos jovens parlamentares aproveitem ao máximo esse processo que vai levar muito conhecimento a todos, e que o PJ seja o início de um grande futuro para eles”.

Os PJs de todas as regiões do estado se encontrarão na Alerj para concretizar o exercício dos mandatos. Na segunda-feira, eles serão diplomados e elegerão a Mesa Diretora desta edição. Na terça-feira (28/11), os estudantes apresentarão e defenderão seus projetos de lei para os colegas. Já na quarta e quinta-feira (dias 29 e 30), os parlamentares juvenis participarão de comissões temáticas, incluindo a reunião oficial da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde terão voz para debater a pauta.

A experiência será finalizada na sexta-feira (01/12), quando os alunos irão votar os projetos de lei, e as medidas aprovadas no Parlamento Juvenil podem ser apadrinhadas por deputados estaduais e virarem leis oficiais. Ao longo da semana, os alunos também irão participar de uma palestra oferecida pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj).

Celebração e inclusão

A 14ª edição do Parlamento Juvenil conta com atividades especiais: além de celebrarem os 20 anos do programa em uma comemoração que acontecerá durante a semana parlamentar, os PJs participarão da edição mais inclusiva já realizada. Neste ano, as atividades serão acessíveis para pessoas surdas e um intérprete de Libras fará a interpretação durante todo o processo de atividades.

Mas as novidades começaram já na eleição dos parlamentares juvenis, que teve pela primeira vez todos os turnos totalmente on-line, visando à facilidade de acesso à votação. As outras atividades realizadas ao longo do ano também foram pensadas para incluir os estudantes do estado inteiro e garantir a efetiva participação deles. Assim, as aulas presenciais oferecidas aos PJs não aconteceram apenas na capital, mas foram divididas em regiões para melhor atender aos alunos.

Durante esse processo de capacitação, os representantes de cada município do estado também receberam aulas on-line. Nesse processo, eles puderam entender as regras do programa e receberam lições sobre Direito Constitucional, processo legislativo e até as etapas de formulação dos projetos de lei. Com o aprendizado adquirido, os alunos já começaram a pensar nas mudanças que desejam ver no cotidiano e estruturar propostas para apresentar durante a semana parlamentar.

 

Comentários