Incentivo à Ciência: 15 projetos de escolas públicas premiados
Educação
Publicado em 22/11/2023

Por Secom Campos 

A cerimônia de premiação das unidades escolares selecionadas durante a IX Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos dos Goytacazes (Femucti) aconteceu nesta terça-feira (21) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). A banca avaliadora selecionou 6 projetos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, 6 projetos do Ensino Fundamental Anos Finais e 3 projetos dos anos finais para a menção honrosa. 

Os vencedores receberam da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) troféus para as escolas, medalhas, certificados e brindes para os alunos e professores. Além disso, seis dessas unidades vão participar da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (XVII Fecti), que será realizada sábado (25) e domingo (26) no Rio de Janeiro. Essa é a maior feira de ciências do Estado e envolve projetos de diferentes segmentos e áreas. 

Segundo a coordenadora do evento e coordenadora de Ciências da rede municipal de ensino, Carla Salles, dos seis projetos, 4 são fruto do programa Mais Ciência na Escola, da Seduct, que oferece bolsas de estudo visando incentivar a pesquisa, a ciência e a tecnologia. As 6 unidades são: Eloy Ornelas, em Vila Nova; Nossa Senhora Aparecida, em Santo Eduardo; Dr Luiz Sobral, Jardim Carioca (com 2 projetos); Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, em Farol; e a Escola Estadual Benta Pereira.

"Parabenizamos as escolas e a todos os profissionais da educação envolvidos nos projetos. É revigorante ver que nossa Educação pode ser construída com o protagonismo dos alunos e com o entusiasmo de nossos professores. Educação é investimento que possibilita um país melhor!”, afirmou Carla.

A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, representou o secretário Marcelo Feres e elogiou o esforço dos professores e alunos. Ela lembrou que a IX feira foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia durante a X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro deste ano no Jardim São Benedito, quando também foi realizada a IV Feira de Ciências do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

“Sob a brilhante liderança da Carla Salles, o Programa Mais Ciência na Escola já está em sua terceira edição. E agora chegou o momento de coroar esse ano intenso de pesquisas feitas pelos nossos pesquisadores mirins e que hoje vieram receber seus prêmios e o reconhecimento pelo excelente trabalharam que realizaram. Parabéns a todos. Estamos muito orgulhosos e temos certeza de que vocês terão um futuro brilhante”, afirmou Suzana.

Ao todo, 91 instituições participaram da X Semana Nacional, sendo 61 unidades escolares. As equipes trabalham com base no tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável". 

 

Depoimentos

Professora da Escola Frederico Paes Barbosa, Valquíria Rangel foi uma das premiadas. “Comecei a participar do Mais Ciência na Escola antes de ter bolsa para os professores porque achei que era competitivo e muito importante para os alunos. Carla Salles nos incentivou muito e fomos selecionados, mesmo não recebendo a bolsa ainda. Fiquei bastante estimulada e fui incentivando outros professores”, disse.

Magda Narcisa Ferreira Gama, professora do 5º ano na Escola Manoel Ribeiro do Nascimento, foi outra contemplada. “Entrei nesse projeto esse ano, incentivada pela professora de Tecnologias, Natalia. Rapidamente consegui juntar minha turma inteira e fazer com que todos se engajassem. Quatro deles, porém, me disseram: ´professora, estamos aqui para o que der e vier’. Foi uma semana intensa de trabalho, de 7h às 17h, e o projeto aconteceu exatamente do jeito que queríamos. Agradeço à nossa diretora e à nossa vice-diretora pelo apoio e a todos que se envolveram”, comentou.

Comentários