Macaé: Secretaria de Serviços Públicos intensifica limpeza após tempestade
Geral
Publicado em 19/11/2023

 Por Secom Macaé

O trabalho de limpeza das equipes da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura, de Macaé, está sendo intensificado no bairro Parque Aeroporto. Caminhões, tratores e motosserras estão sendo utilizadas para retirada de galhos e árvores que caíram durante a tempestade que ocorreu na cidade na madrugada deste domingo (19).

 

As vias com maior demanda de trabalho foram a Avenida Hildebrando Alves Barbosa, onde está localizado o Aeroporto, rua Tancredo Neves e Beira Canal. Além da retirada dos galhos e das árvores, os agentes de limpeza fizeram a varrição e coleta de materiais como telhas e placas que foram arrancadas durante a tempestade.

O secretário Rodrigo Silva ressaltou que a Rodovia do Petróleo, RJ 168, também registrou muitas quedas de árvores e galhos, o que deixou a via em meia pista por algumas horas. “A secretaria continua atuando ao longo do dia atendendo as solicitações dos moradores”, disse. 

O trabalho segue em outros bairros e vias atingidos pela tempestade, com desobstrução de boca de bueiros e atendimento emergencial para liberação de vias. Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199, o atendimento é 24 horas.Força tarefa atua para diminuir impactos dos ventos  

As ações da força-tarefa montada pela Prefeitura de Macaé, para diminuir os transtornos causados pelos fortes ventos e chuvas que atingiram a cidade no início da madrugada deste domingo (19), prosseguem durante todo dia em vários pontos da cidade. O trabalho conta com a atuação de diversas secretarias municipais.

 Agentes da Defesa Civil estão desde 0h30 nas ruas atendendo aos chamados de quedas de árvores, postes, telhados e placas de publicidade e sinalização. O evento ocasionou a interdição de diversas vias, o que demandou a atuação das equipes de Secretaria de Mobilidade, para o ordenamento do trânsito.

A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos está realizando a retirada de galhas e árvores derrubadas pelo vento, além de desobstrução de grades de ralos e bueiros, varrição e raspagem das vias.

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humano e Acessibilidade, estão fazendo o monitoramento nos bairros para verificar se há desabrigadas ou desalojadas. Nestes caso serão encaminhadas para o Hotel de Deus, até que possam retornar para suas casas.

A prefeitura também acionou a concessionária de energia Enel, por conta da grande demanda de reclamações da falta de fornecimento de energia. Segundo a empresa, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo, que atuaram durante toda a noite para agilizar o atendimento às emergências.

Em caso de desastres ocasionados por alagamentos, enchentes, quedas de árvores, destelhamento, ventos fortes, deslizamentos de terra, entre outros, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199. O atendimento é 24 horas. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193. Em situações de interrupção do fornecimento de energia ligar para a Enel que atende pelo número 0800 28 00 120.  O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608). As solicitações relacionadas à falta de luz também podem ser feitas prioritariamente pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br   

 

 

Comentários