Por Secom Campos
O Programa Nacional Conexão Dnit foi implantado na rede municipal de ensino, pela Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct) em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), nesta terça-feira (24). Por estar próxima à Avenida Presidente Kennedy, que recebe um grande fluxo de veículos, a Escola Municipal Wilmar Cava Barros, no bairro Jóquei Clube, foi a escolhida para dar início às ações.
O programa visa à formação de uma rede de educação para o trânsito alimentada pelo compartilhamento de conhecimentos e por estímulos pedagógicos contínuos, com objetivo de salvar vidas. Na quarta-feira (25), haverá reunião no auditório da Prefeitura, às 9h e às 13h, com gestores das unidades escolares, para orientar como acontecerá o programa na rede municipal de ensino.
A coordenadora de projetos da Seduct, Neidimar Abreu, representou o secretário de Educação, Marcelo Feres, no evento de lançamento, e falou da importância da implantação do programa que é desenvolvido em nível nacional.
"O programa Conexão DNIT vai além dos muros da escola pois visa uma educação voltada para a conscientização sobre o trânsito. Vivemos um momento de mudança no trânsito em nossa cidade pra melhorar o ir e vir das pessoas, mas, para isso, é preciso que todos se conscientizem do seu papel como cidadão buscando fazer sua parte no que diz respeito às leis. A educação no trânsito nos possibilita melhor acessibilidade no dia-a-dia com respeito e responsabilidade. Estamos pensando numa educação onde a escola precisa exercer seu papel social, preparando nosso aluno para uma educação cidadã, por isso a Seduct aderiu ao Programa Conexão DNIT", disse Neidimar.
O programa vai ser estendido para outros municípios, mas Campos é muito importante por ter as rodovias e avenidas com trânsito muito intenso. Durante a execução do programa os professores vão participar e serem agentes multiplicadores entre os alunos. Amanhã, faremos uma reunião com os diretores das escolas no auditório da Prefeitura para apresentar a plataforma, orientar e tirar dúvidas", ressaltou João Marcos.
Diretora adjunta da unidade, Karina Costa falou do orgulho de ter a escola como primeira unidade a receber o programa.
" É mais um parceiro que chega para somar. A nossa escola está situada próxima a uma avenida com trânsito muito intenso e a maioria dos alunos vêm sozinhos, pegam ônibus, então, é muito importante esse trabalho de conscientização e segurança com eles. A gente já foi beneficiado com a pista que foi demarcada e a faixa de pedestre, que não existia. Estamos muito orgulhosos com tudo que a escola está recebendo", disse.
Aluna do 8 período, Giovana do Nascimento Soares, gostou do programa. "É muito legal porque nos ensina a andar na rua com mais segurança e atenção. Aprendi a não ficar usando o celular quando estou andando na rua", disse Giovana.
Programação
24/10/23
7h30 - Abertura com os alunos do 6º ao 9º ano na quadra e início das atividades com o 6º ao 9º ano / Atividades com tabuleiro gigante e gincana de música (paródias e batalhas de rimas)
8h30 - Abertura com os alunos da Ed. Infantil e 1º ano na escola
Contação de história do Davi e da Bárbara
Momento lúdico com pintura do semáforo e desenho do que achou das historinhas
10h - Término com o ensino infantil e 1º ano
10h20 - Término com o 6º ao 9º ano
13h - Teatro na quadra com a turma do 6º ao 9º ano
13h40 - Alunos do 2º ao 5º ano na quadra para assistir a apresentação de teatro dos alunos do 6º ao 9º ano
14h - Abertura do evento na quadra com todos os alunos do turno da tarde
Alunos do 2º ao 5º continuam na quadra para trabalhar com o tabuleiro gigante e votar nas imagens sobre o trânsito feito pelos alunos
Alunos da educação infantil e 1º ano vão à escola para a contação de histórias e pintura e desenho.
15h30 - Término do evento
No dia 25/10 - Haverá reunião às 9h e às 13h, com gestores das unidades escolares, para orientar como acontecerá o programa na rede municipal de ensino.