Na manhã deste sábado (21), o Legislativo macaense foi até o bairro Nova Holanda ouvir as reivindicações dos moradores. A mais recente edição da Câmara Itinerante foi solicitada por Edson Chiquini (PSD) e contou com a presença de membros do governo. Durante mais de duas horas, ocorreram debates sobre infraestrutura, educação, saúde e outros temas de interesse coletivo.
Chiquini abriu o evento com defesa à participação popular. "É uma grande alegria estar aqui. Como representantes municipais, queremos ver o governo cada vez mais perto do cidadão. O propósito é que essa iniciativa seja ampliada ainda mais."
Para Rond Macaé (Patriota), a Nova Holanda já vê resultados concretos da atual gestão. "Essa Câmara Itinerante acontece ao lado das obras da nova praça e de urbanização da antiga Rua 1. Tudo isso também só foi possível porque eu e outros vereadores enviamos emendas impositivas ao governo."
Já Luiz Matos (Republicanos) frisou que o Legislativo segue cumprindo o papel de fiscalizar e propor ações ao Executivo. "Sempre há algo a ser feito. Deste encontro, produziremos novas indicações e requerimentos". Amaro Luiz (PRTB) disse que Macaé vive outro momento. "Considero que estamos recuperando o tempo em que a nossa cidade ficou esquecida e sem obras."'
Participação popular
Moradora do bairro há 18 anos, Delita de Souza Torres elogiou a construção de um campo de futebol que está em andamento. No entanto, ela diz que há problemas antigos nas proximidades. "Minha rua é um beco sem saída e que sofre quando chove forte. Não tem encanamento do esgoto a água acaba subindo."
Líder do governo, Luciano Diniz (Cidadania) respondeu que o Executivo tem se empenhado em acelerar as ações da BRK Ambiental, concessionária responsável pelo serviço. Representantes da Secretaria Adjunta de Saneamento também responderam os questionamentos do público.
Saúde
Muitas perguntas foram feitas ao secretário de Saúde, Alexandre Cruz. Ele anunciou medidas que já começam a entrar em prática a partir da próxima semana. "O atendimento será reforçado com a chegada de profissionais que foram aprovados no processo seletivo, como médicos, assistentes sociais e psicólogos."
Alexandre também confirmou a reforma na UPA da Barra, assim como a unidade do Lagomar. "Em breve, vamos inaugurar o Hospital do Olho e o Centro Jorge Caldas será o Centro Municipal de Imagens. Todos esses investimentos ampliarão ainda mais a saúde pública. Em 2024, abriremos o Centro de Especialidades para PcD (pessoas com deficiência) aqui perto da Nova Holanda."