Por Secom Macaé / Fotos João Barreto
O autoconhecimento como condutor do empoderamento feminino. Com essa tônica, a primeira edição do "Circuito Elas por Elas" foi realizada nesta sexta-feira (20), na Cidade Universitária. O projeto, idealizado pelo Programa de Saúde e Bem Estar Social (Pró-Bem), busca oferecer, através de encontros mensais, diferentes abordagens tendo como foco o desenvolvimento pessoal das mulheres.
O encontro foi aberto pela primeira-dama e coordenadora do Pró-Bem, Quelen Rezende, que destacou que a iniciativa contemplará temas como empreendedorismo, saúde e outros aspectos do universo feminino.
“O intuito do circuito é promover uma experiência com muitos momentos enriquecedores e de ganho de conhecimento. O ‘Elas por Elas’ tem essa ótica de que aqui estamos nos beneficiando, nos fortalecendo em corrente e, quando isso acontece, a gente também beneficia o próximo. Então, o objetivo é esse, criar um ambiente de troca de informações e de crescimento pessoal em diferentes vertentes”, ressaltou Quelen.
O prefeito Welberth Rezende participou da abertura e falou do compromisso da gestão em fortalecer as políticas públicas voltadas paras mulheres. “Temos avançado nas pautas para as mulheres no município de Macaé. Criamos a Secretaria de Política para as Mulheres e, recentemente, o Auxílio Mulheres Livres, destinado a vítimas de violência. É muito importante discutir e fomentar o empoderamento feminino e trabalhar cada vez mais para ações que contribuam para a segurança, confiança e autonomia das mulheres”, disse Welberth ao parabenizar o Pró-Bem pela iniciativa do projeto.
A palestra "Prazer em te conhecer - Se conheça e descubra o seu poder" foi conduzida pela terapeuta sexual e fundadora do Instituto Sexualidade em Ação (ISA), Leila Campos. Saúde emocional e sexual foram algumas das temáticas abordadas. “É muito importante quando a gente faz um mergulho dentro de si mesmo. O empoderamento feminino está intimamente ligado às crenças limitantes. Quando conseguimos identificar os pensamentos que nos impedem de crescer e trabalhamos para eliminá-los, conseguimos tomar as rédeas de nossas próprias vidas”, pontuou durante sua fala.
Emile Mouzer de Farias Martins era uma das participantes e comemorou a oportunidade de encontros com temáticas como essa. “Acho muito importante momentos como esse. As palavras ditas aqui sobre autoconhecimento ativam muitas coisas dentro da gente e nos fazem ter uma nova visão, é muito proveitoso poder participar de uma palestra assim”, concluiu.
O "Circuito Elas por Elas" contará com encontros mensais e as datas são divulgadas pelos canais de comunicação da Prefeitura.