Desde 2021, equipes da secretaria recuperaram mais de 2.100 quilômetros de vicinais
Por Secom Campos / Foto Robson Vieira
A Prefeitura de Campos continua levando infraestrutura para o interior, por meio do programa Estradas do Produtor, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. Somente este ano, foram reconstruídos, aproximadamente, 1.200 quilômetros de estradas municipais. Desde 2021, equipes da secretaria recuperaram mais de 2.100 quilômetros de vicinais, incluindo o trabalho executado em estradas de servidão e nos núcleos de assentamentos agrários do município. O programa ainda promove a manutenção periódica ou emergencial para garantir condições de mobilidade aos moradores das áreas rurais e do tráfego de veículos que fazem o escoamento da produção agrícola.
O secretário Almy Junior destaca que, com investimentos em máquinas e equipamentos, a secretaria consegue manter quatro patrulhas do Estradas do Produtor funcionando ao mesmo tempo, em diferentes regiões do município. Conforme informações da Diretoria de Infraestrutura Rural, são patrulhas completas, com caminhão, retroescavadeira e motoniveladora (patrol).
Baixada Campista
Uma patrulha completa do programa Estradas do Produtor começou a atuar, este mês, na Baixada Campista. Além das estradas, homens e maquinas da Secretaria de Agricultura também estão recuperando ruas de Ponta Grossa dos Fidalgos, trabalho solicitado por pescadores da Lagoa Feia.
Região Norte
Somente na região Norte de Campos, o Estradas do Produtor recuperou, este ano, cerca de 300 quilômetros de estradas. No momento, equipes atuam no distrito de Santo Eduardo e nas vicinais de Travessão.
Região Sul
Na Região Sul, de janeiro a setembro deste ano, foram, aproximadamente, 420 quilômetros recuperados em diversas vicinais. Equipes ainda atuam em Caxeta e Pernambuca e outros pontos do distrito de Ibitióca, como Pedra Negra, além de Lagoa de Cima.
Mais serviços
O diretor de Infraestrutura Rural, Robson Vieira, conta que, em 2023, as equipes recuperaram cerca de 380 quilômetros de estradas de servidão. Ele lembra que, além da reconstrução de leitos, alargamento e remoção de vegetação das estradas vicinais, em 14 pontos foi necessária a colocação de manilhas e aterramentos e a Secretaria de Agricultura ainda promoveu 31 serviços de limpeza de poços e açudes e 28 limpezas de valas ou drenos.
“O município também recupera as estradas de servidão, que são muito importantes para a agricultura, porque ligam as vicinais às propriedades. Se essas estradas não tiverem condições de tráfego, o produtor não consegue chegar à casa dele nem escoar sua produção. Só na região de Rio Preto, onde concluímos os trabalhos recentemente, foram uns 35 quilômetros de estradas de servidão. Nos trechos reconstruídos de algumas estradas, ainda colocamos e estamos colocando manilhas e fazendo aterros e ainda temos o recapeamento asfáltico de algumas vicinais. Nossa meta, é finalizar 2023, dependendo das condições climáticas, com 1.500 quilômetros reconstruídos, recuperados ou com manutenção nas estradas do interior de Campos”, disse o diretor de Infraestrutura Rural da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca.