BRK Qualifica forma turma de 2023 do curso de bombeiros e bombeiras hidráulicos
Educação
Publicado em 05/10/2023

Projeto gratuito realizado em parceria com a Firjan SENAI SESI preparou novos profissionais para atuação no mercado, incentivando a geração de renda   

 

Por Assessoria Firjan-RJ

 

A BRK, concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Macaé-RJ, formou a turma de 2023 do BRK Qualifica, projeto gratuito realizado em parceria com a Firjan SENAI SESI. Voltada à qualificação de bombeiras e bombeiros hidráulicos, a formação ofereceu, além do conhecimento para atuação na área, aprendizados sobre cidadania, com o desenvolvimento de habilidades sociais e competências profissionais importantes para elevar o potencial de empregabilidade.

 

Após passarem pelo BRK Qualifica e receberem a certificação emitida pelo SENAI, que é reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os participantes estão aptos, não só a atuação em empregos formais na área de saneamento, mas também desempenhar a atividade de forma autônoma, incentivando a geração de renda para esses alunos e alunas.

 

- Parabenizamos a todos os participantes do BRK Qualifica, pois sabemos que não foi fácil aliar uma rotina desgastante do dia a dia para completar esse ciclo. Para todos e todas é um grande passo para avançar nesta área profissional. E o nosso propósito, como empresa que quer levar o saneamento para muito além do básico, é também contribuir no desenvolvimento de pessoas, potencializando talentos – disse o comunicador, Carlos Vinícius Fernandes, que representou a BRK na cerimônia de formatura.

 

A Karolinne Zebendo, assistente social e responsável pela disciplina de Desenvolvimento Humano do BRK Qualifica, enfatizou que o projeto cumpriu o objetivo de ultrapassar a qualificação profissional, com ações que complementaram o desenvolvimento de habilidades sociais e trabalharam a cidadania: “Tivemos a oportunidade de debater sobre vários assuntos, de visitar uma estação da BRK e saber mais sobre saneamento, que é um tema ligado diretamente à cidadania, então cumprimos a missão de levar a formação para além da sala de aula. Torcemos para que todos alcancem voos ainda mais altos a partir do conhecimento que receberam”, pontuou Karolinne.

 

O gerente Operacional do SENAI Macaé, Diogo Augusto da Silva, enfatizou a importância da certificação para o trabalho das novas bombeiras e bombeiros hidráulicos formados: “Esta certificação comprova que eles passaram pela formação estando inseridos neste cenário do saneamento em Macaé e que estão preparados com uma chancela técnica importante. Temos certeza de que iniciaram de uma forma e hoje encerram essa etapa com a capacidade de devolver um trabalho de qualidade para a sociedade”, destacou Diogo.

Comentários