etrópolis, cidade da região serrana, liderara a lista
Por Louise Freire (Último Segundo) Foto Fernando Frazão
Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), houve um aumento de ocorrências criminais na cidade do Rio de Janeirov no primeiro semestre de 2023. O Governo do Estado tem demostrado preocupação com a segurança com a insegurança. Para a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, os índices de violência urbana são alarmantes.
Entretanto, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde mostram que existe cidades com alto nível de qualidade de vida, no Rio de Janeiro . Os municípios, listados pelo guia MySide, cruzou informações dos dois órgãos. Foram ranqueados os locais com menor índice de violência. A análise foi aplicada somente nas cidades com mais de 100 mil habitantes.
Conheça as três primeiras colocadas
Petrópolis liderara a lista, a cidade da Região Serrana, possui cerca de 278 mil habitantes. Em 2021, foi a pontada como um dos 22 municípios mais seguros do país. Nova Friburgo, também Região Serrana, ficou na segunda posição. Fundada em 1818, a cidade tem aproximadamente 191 mil habitantes. De acordo com a diretoria do Conselho Comunitário de Segurança, melhorarias no trânsito, iluminação pública e policiamento em áreas públicas são prioridades.
Mesquita, Baixada Fluminense , ocupa o terceiro lugar. Segundo o Instituto de Segurança Pública do Estado, em 2023, houve queda no número de delitos na cidade.
As 10 mais .
1- Petrópolis (Região Serrana)
2- Nova Friburgo (Região Serrana)
3- Mesquita (Baixada Fluminense)
4- Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense)
5- Nilópolis (Baixada Fluminense)
6- Teresópolis (Região Serrana)
7- Niterói (Região Metropolitana)
8- Maricá (Região Metropolitana)
9- Belford Roxo (Baixada Fluminense)
10- São Pedro da Aldeia (Região dos Lagos