Último encontro da Jornada ESG aborda boas práticas de gestão
Educação
Publicado em 25/09/2023

Encontro será no Centro de Visitantes do Porto do Açu e as inscrições ainda estão abertas

Por Assesoria Firjan

A Jornada ESG, promovida pela Firjan e pelo Porto do Açu – que já envolveu mais de 200 representantes de empresas da região –, chega em sua última etapa na próxima quarta-feira (27/9), às 10h, no Centro de Visitantes do Porto, discutindo o eixo G. Os palestrantes Ana Carla Torres, da Firjan, e Rodrigo Guedes, da Prumo Logística, vão abordar as melhores práticas de gestão empresarial, trazendo exemplos capazes de inspirar empresas de todos os portes e tamanhos. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas clicando neste link.

“O evento está sendo de tanto sucesso que já está inspirando outras regionais da federação a fazerem algo semelhante pelo interior do Rio. Nesta última etapa abordaremos as melhores práticas de gestão corporativa, com dicas e exemplos que poderão ser replicados nas empresas da região, contribuindo assim para a modernização dos processos locais”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

A primeira palestra, “Compliance e Governança: promovendo a sustentabilidade empresarial”, será ministrada por Ana Carla Torres, coordenadora de Compliance da Firjan, que trará uma visão atualizada sobre o conceito de Governança e como sua conexão com o tema da integridade gera valor competitivo para as empresas. Já Rodrigo Guedes, coordenador de Compliance da Prumo Logística, grupo que desenvolve o complexo do Porto do Açu, terá como tema “A Importância do Compliance”, no qual vai destacar a vantagem para pequenas e médias empresas, além de trazer as iniciativas de sucesso implementadas na Prumo.

Para Jorge Peron, gerente de Sustentabilidade da Firjan, integrar as práticas ESG nas estratégias de negócios é uma realidade sem volta e uma jornada compartilhada entre as empresas e sua cadeia de valor.

 “Nesta jornada, a informação e o conhecimento sobre o contexto e perfil de atuação das empresas é fundamental para a incorporação de critérios ESG na gestão empresarial. Essa foi a tônica observada no conjunto de eventos da Jornada ESG promovida pelo Porto do Açu e pela Firjan ao longo dos últimos meses. Essa iniciativa coloca o Porto do Açu em papel de destaque como uma empresa transformadora na região e destaca a Firjan como promotora da competitividade e do crescimento sustentável das indústrias do estado do Rio”, disse Peron.

"Entender como programas de integridade podem se tornar um diferencial competitivo e são fundamentais na construção de negócios sustentáveis e perenes são fatores-chave para que as empresas atinjam o sucesso em suas práticas ESG", reforçou Rodrigo Guedes, coordenador de Compliance da Prumo Logística.

Mais de 200 participantes

Ao todo, mais de 200 representantes de empresas participaram da Jornada. O primeiro encontro aconteceu em 27 de junho, quando representantes da federação e do Porto deram um panorama geral do conceito. Nos painéis anteriores, foram discutidos os Eixos E/A (Environmental/Ambiental) e S (Social), ambos na sede da Representação Regional da federação, em Campos. Diversas empresas contribuíram apresentando casos de sucesso e ações que podem ser adotadas por micro, pequenas e médias empresas.

O conceito ESG foi desenvolvido a partir do relatório Who care wins (Quem se importa, ganha - em tradução livre), lançado pela ONU em 2004, que estabelecia novas diretrizes e recomendações para o mercado financeiro sobre como integrar questões ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos e serviços de corretagem imobiliária.

Serviço:

Quarto encontro: Eixo G - Governance/Governança

Data: 27/9 | 10h

Local: Centro de Visitantes do Porto do Açu, em São João da Barra

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/JornadaESG

Comentários