Projeto Esporte Vida tem vagas abertas para programa de Equoterapia
21/09/2023 21:20 em Saúde

Atividades acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h, no Asilo do Carmo.

Por Yan Tavares - J3 News / Foto Divulgação Esporte e Vida

O Projeto Esporte Vida, vinculado à Prefeitura de Campos, deu início nesta semana ao programa de Equoterapia no município. As atividades estão acontecendo às segundas, quartas e sextas-feiras, no Asilo do Carmo, das 8h às 17h. Foram abertas 40 vagas e as inscrições podem ser feitas no local.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos, para trabalhar o estímulo do desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas, indicado, portanto, para pessoas que possuem deficiências físicas ou necessidades especiais.

“Nós encontramos nos nossos núcleos, durante esses dois anos e meio de projeto, jovens e adultos com dificuldades de equilíbrio e cognição, como é o caso do autismo. E a gente entendeu que era muito necessário trabalhar isso através dessa modalidade”, contou Leonardo Mantena, coordenador do Esporte Vida, em entrevista à J3NewsTV.

Mantena comentou sobre como foi o processo de elaboração deste projeto, até ser colocado em prática:

“Conseguimos viabilizar a parceria com o Asilo do Carmo, com a cessão do espaço, que é um ambiente muito propício para desenvolver esse projeto, pelo contato com a natureza. Então, montamos toda a estrutura, trouxemos os profissionais, fisioterapeutas, psicólogas, todo o suporte que a gente precisa ter para que esse trabalho realmente surta efeito”, pontuou.

O coordenador do Esporte Vida destacou ainda que a intenção é agregar o máximo de público possível na cidade. “Não tem idade limitada, atende público de todas as idades acima de seis anos. Muito feliz, porque trabalhar com esse público é algo recompensador”, completou.

De acordo com a assessoria do Esporte Vida, as vagas são abertas ao público – tanto para atendidos pelos núcleos do projeto ou não -, mediante apresentação de um laudo médico que comprove a necessidade de atenção especial. Os interessados podem se dirigir ao Adilo do Carmo, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h.

 

 

COMENTÁRIOS