De volta para casa, Carapebus começa a ter acolhida como patrimônio da cidade
Esportes
Publicado em 16/09/2023

Time estreia neste domingo na Baixada Fluminense apostando em duas referências

Por Arnaldo Garcia – Fotos Via 5 Imagens 

A volta para casa da Associação Atlética Carapebus começa a ser percebida pela população do município que empresta o nome à agremiação esportiva. A volta para casa, com a manutenção da sede em Ubas, tem permitido uma verdadeira integração com a população carapebuense. Sendo o único clube profissional do município, a Carapebus é uma porta aberta, dentro do seu escopo de atuação, para o envolvimento de profissionais, jovens e adultos. Muito mais que receber pessoas, a missão é levar o clube até a população.

Nesta semana de estreia no Estadual da Série B2, a quarta divisão estadual, mais um passo importante foi dado para essa integração clube/comunidade. Pós graduado em educação infantil, o professor Max Douglas Tavares, que é responsável pela preparação física dos atletas profissionais da agremiação esportiva, promoveu uma atividade envolvendo os seus alunos do Centro Educacional Liderando (CEL), objetivando enriquecer os conhecimentos esportivos das meninas do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e criar um ambiente para apresentação do clube profissional do município.

A atividade

Com a devida autorização e acompanhamento da direção da escola, através das professoras Fabiana, Franciane e Flávia, da orientadora pedagógica Renata e da secretária Juliana, e com a presença dos representantes da Associação Atlética Carapebus, o treinador Ronaldo Paixão, o preparador de goleiros Paulo Victor e o roupeiro Naldo, que formaram a comissão avaliadora, os alunos apresentaram trabalhos informativos sobre futebol.

Foram dez tópicos, sobre o time de coração de cada um, tais como: nome do presidente, do estádio, origem, última escalação profissional, capitão da equipe, discorrer sobre os uniformes n° 1 e n° 2, jogos deste ano, mascote, títulos e craques do passado. As apresentações mais completas, segundo avaliação dos convidados, ganharam brindes. E, foram quatro meninas premiadas: Yasmim Santana (9° ano), Brenda Camile (9° ano), Livia Ortiz (9° ano) foram premiadas com uma bola cada uma; e, Sofia Fragoso (8° ano) premiada com a camisa da Carapebus

Após a entrega dos prêmios houve uma confraternização entre os professores, convidados e alunos na quadra da escola, onde um lanche foi servido e ainda um bate bola com muita descontração.

“Foi um momento muito importante para todos. Primeiro, a atividade como um todo, pois vemos a inserção no futebol através da prática. É preciso ter o conhecimento da história, que mostra a importância que a modalidade tem e como ela influencia na vida das pessoas. No segundo momento, a integração e a apresentação dos meus colegas do único clube profissional do município. Foi um primeiro momento de informação em busca da identificação. A Carapebus tem buscado a criação de vínculo e, nós que estamos integrados a essa missão, demos uma pequena colaboração. Aliás, quero agradecer a direção da minha escola pelo apoio, aprovando a iniciativa, o acompanhamento e a liberdade que nos dá para trabalhar envolvendo esses alunos”, destacou o professor Max Douglas Tavares.

“Eu só tenho a aplaudir a iniciativa do professor Max, agradecer a direção da escola pela acolhida a todos nós do clube, e dizer que me sinto orgulhoso, enquanto profissional da educação física, ver uma turma interessada, participativa, principalmente as meninas”, ressaltou o professor Ronaldo Paixão.

Esse trabalho de integração com a comunidade de Carapebus foi iniciado, a partir do momento em que o clube abriu as portas para a garotada. Hoje, alguns desses meninos integram o elenco profissional e foram muito importantes na conquista, em agosto, do título estadual da categoria Sub-20. A intenção é agregar cada vez mais as pessoas para um trabalho sólido e longevo.

Estreia

Começa neste domingo (17), o Estadual da Série B2, uma competição que o treinador Ronaldo Paixão (pelo quinto ano dirigindo o grupo carapebuense) encara cheio de expectativa quanto a um bom trabalho. Na verdade, o produto entregue pelo treinador e os caminhos seguidos para se alcançar esses resultados são credenciais que justificam a longevidade do profissional, que acaba de conquistar o seu primeiro título pela agremiação, o de campeão estadual Sub-20.

O elenco da Carapebus está consciente de que terá que ser bem criativo para tentar ser melhor que adversário jogando fora de casa

Igualmente ao treinador, o meia atacante Rosinho é outro longevo no clube, cumprindo o seu sexto ano servindo as cores do Peixe. “Não há nada melhor do que ser um profissional respeitado, bem tratado e, portanto, de confiança. Essa confiança é mútua, e para mim é um prazer servir a agremiação que acredita e tem paciência comigo. Jogo em outros estados, mas esse período é reservado para essa instituição pela qual tenho muita gratidão”, destaca o atleta de 26 anos.

“Estreia é sempre estreia, e temos trabalhado muito o psicológico dos atletas. Claro, respeitamos muito o Belford Roxo, mas temos conversado sobre a possibilidade de começarmos com o pé direito e dar um direcionamento positivo a nossa sequência. Vamos com humildade e acreditando que tudo que fizemos nesse período de preparação, embora com apenas um jogo treino, podemos repetir nesse jogo inicial”, projeta o treinador Ronaldo.

Belford Roxo x Carapebus terá transmissão da Belford Roxo Tv, pelo Youtube, com imagens geradas pela AMSTV, neste domingo, às 14:45h, no Estádio Nélio Gomes, na Baixada Fluminense.

Comentários