Transocean firma contrato de US$ 486 milhões com a Petrobras
Educação
Publicado em 14/09/2023

Estatal afretou a sonda de águas ultraprofundas, recém-construída na Coreia do Sul

A Transocean firmou um contrato de US$ 486 milhões com a Petrobras para o afretamento da sonda de águas ultraprofundas Deepwater Aquila, informou a companhia em comunicado divulgado nesta quinta-feira (14). O valor do acordo exclui a taxa de mobilização, que é aproximadamente 90 vezes a taxa diária do contrato.

O contrato possui duração de três anos, com início previsto para o terceiro trimestre de 2024. A unidade – que vai operar no offshore do Brasil – acabou de ser construída no estaleiro Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME), na Coreia do Sul, e possui capacidade para operar em lâmina d’água de até 3,6 mil m.

Adicionalmente, a Transocean informou que vai adquirir as participações da Perestroika e da Lime Rock Partners na joint venture formada para operar a Deepwater Aquila (anteriormente chamada de West Aquila). Com a conclusão desta transação, a Transocean será proprietária e operadora de oito das 12 sondas de perfuração em águas ultraprofundas com capacidade de carga de gancho de 1,3 mil t, segundo o comunicado.

“Em conexão com a execução do contrato de perfuração da Deepwater Aquila e a aquisição das participações pendentes na Liquila Ventures, a Transocean está explorando várias alternativas de financiamento de dívida para financiar parcialmente os custos associados à aquisição da sonda do estaleiro e para prepará-la para o seu contrato no Brasil”, explicou a companhia no comunicado. A sonda deverá deixar o estaleiro no próximo mês.

Segundo o Fleet Status Report mais recente da companhia, divulgado em julho deste ano, a Transocean possui cinco sondas no Brasil: Deepwater Corcovado, Deepwater Mykonos, Deepwater Orion, Dhirubhai Deepwater KG2 e Petrobras 10.000, todas afretadas pela Petrobras.

Comentários