Rio Construção Summit reúne especialistas para debater cenário e tendências para o segmento
Educação
Publicado em 12/09/2023

Norte e Noroeste Fluminense receberão 37 obras do Novo PAC – 23 delas do “Minha Casa, Minha Vida”. Evento, realizado pelo SindusconRio, é o maior já realizado no Brasil pelo setor, que vive aquecimento com oferta de empregos

 Por Felipe Sáles Assessoria Firjan RJ

A Firjan Norte e Noroeste Fluminense participam na semana que vem (19 a 21 de setembro) do maior evento do setor de Construção já realizado no Brasil, o Rio Construção Summit 2023, promovido pelo SindusconRio. A perspectiva é de que o setor seja ainda mais aquecido na região, tendo em vista o recebimento de grandes obras: o Novo PAC, do Governo Federal, prevê 37 projetos no Norte e Noroeste Fluminense – 23 deles do “Minha Casa, Minha Vida”.

 Focado em conteúdo, inovação e networking, o RCS promoverá debates a partir de temas relevantes e atuais para o segmento da Construção, que lidera o saldo de geração de empregos na indústria nacional e fluminense, neste ano. Durante três dias, os maiores líderes e players globais estarão reunidos para debater a conjuntura atual e as perspectivas para o aumento da produtividade da construção, a redução do déficit habitacional e o aprimoramento da infraestrutura no Brasil. Inovação, principais tendências, geração de empregos e a retomada do setor estão entre os temas do encontro. O RCS é um evento totalmente imersivo, focado em promover trocas, rodadas de negócio e networking. A ideia é que o evento possa deixar um legado prático e positivo para a cidade.

 Logo na abertura estão previstas as participações do governador do estado do Rio, Claudio Castro, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, além dos prefeitos das cidades de Madrid (Espanha) e Bogotá (Colômbia). No total serão mais de 200 palestrantes, divididos em quatro palcos simultâneos, compartilhando mais de 80 horas de conteúdo. A expectativa é de que o evento reúna um público de mais de cinco mil pessoas, por dia, entre empresários, profissionais de engenharia e arquitetura, poder público e estudantes.

“É um evento de peso, que vai trazer para o Rio de Janeiro o protagonismo das discussões em torno da indústria da construção e do mercado imobiliário. Vamos falar sobre inovação, legislação, novos métodos construtivos, debates e apresentação de exemplos de sucesso, nacionais e internacionais, apresentados por palestrantes de renome que trarão muito conteúdo”, antecipa Claudio Hermolin, presidente do SindusconRio.

“Nosso setor vive hoje uma de suas melhores fases. Está liderando, este ano, a geração de empregos na indústria no estado do Rio e a expectativa para o restante do ano é de um crescimento ainda maior. Nesse cenário, o RCS traz conteúdos importantes para a cadeia, como o aprimoramento da infraestrutura no país, os projetos de habitação que podem contribuir com a redução do déficit habitacional, e as novas tecnologias que vão ajudar a transformar o futuro da construção”, detalha Marcelo Kaiuca, Presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado do Rio.

 “É um evento de peso, que vai trazer para o Rio de Janeiro o protagonismo das discussões em torno da indústria da construção e do mercado imobiliário. Vamos falar sobre inovação, legislação, novos métodos construtivos, debates e apresentação de exemplos de sucesso, nacionais e internacionais, apresentados por palestrantes de renome que trarão muito conteúdo”, antecipa Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan Norte Fluminense e presidente do Sindicato da Construção do Norte Fluminense (Sinduscon NF).

 O Norte Fluminense tem três cidades entre as seis que mais geraram emprego no Estado do Rio (Macaé, Campos e SJB) no primeiro semestre. E a Indústria e Construção é a maior empregadora da região (5.978). Além disso, a região receberá 21 obras do PAC que devem movimentar ainda mais o setor: serão 12 obras só do “Minha Casa, Minha Vida”. No Noroeste Fluminense, a Indústria e Construção foi a maior empregadora do no primeiro semestre (saldo de 612), a frente de Serviços (349) e Comércio (144), por exemplo. A região receberá 16 obras do Novo PAC sendo 11 do “Minha Casa, Minha Vida”, cuja construção prevê uma série de práticas sustentáveis. E este será um dos principais temas discutidos no Rio Construção Summit.

Entre os vários assuntos que serão debatidos durante o RCS, estão as perspectivas para o aumento da produtividade da Construção; as inovações que vão transformar o futuro do segmento; o papel dos setores público e privado na modernização e no aumento da eficiência da cadeia produtiva; práticas adotadas no Brasil e no exterior em relação à qualificação profissional, saúde e segurança do trabalho.

 Alguns dos nomes já confirmados para as mesas de debate são o do presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (SINICOM), Cláudio Medeiros, além de Caio Magri, do Instituto Ethos, e Eduardo Toledo, professor da USP. Entre os convidados internacionais que estarão participando dos debates, Mohamad Kassem, da Newcastle University (Inglaterra).

A Reforma Tributária, assunto amplamente discutido no país, também estará presente através do debate “Impactos da Reforma Tributária no Setor da Construção Civil”. O retrofit na produção imobiliária (“Dinâmica econômica, incentivos legais e análise prática”) e “Como a Construção pode apoiar a reindustrialização do Brasil?” são outros temas.

Além de todas as mesas-redondas, o Rio Construção Summit ainda contará com ambientes imersivos para tornar a experiência ainda mais enriquecedora para o público.

Realizado pelo Sinduscon-Rio (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro), o Rio Construção Summit 2023 conta com a parceria da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e tem como parceiros estratégicos a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o Sinicon (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada – Infraestrutura), a FIIC (Federação Interamericana da Indústria da Construção) e a CNI (Confederação Nacional da Indústria). O evento ainda conta com o apoio do Governo do Estado do Rio e Prefeitura do Rio. 

Parcerias:

O Rio Construção Summit é uma realização do Sinduscon Rio, com organização da Open Brasil e parceria da Firjan. A Prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo do Estado, através da Secretaria de Habitação e Interesse Social, assim como o SEBRAE RJ, são patrocinadores do evento. O RCS tem ainda como parceiros, a Águas do Rio e Mutua, além da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (SINICON), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) como parceiros estratégicos. O apoio é da Midea, Carrier e CSM Cimentos.

Serviço:

Rio Construção Summit 2023

Data: 19, 20 e 21 de setembro

Local: Píer Mauá, Armazem3, Rio de Janeiro (RJ)

Horário: 9h às 19h

Mais informações sobre o evento:   https://www.rioconstrucaosummit.com.br/ 

Informações para a imprensa:

Danthi Comunicação

 Andreia Lopes - andreia.lopes@danthi.com.br - 21 97116-7438

Vanessa Teixeira – vanessa.teixeira@danthi.com.br – 21- 97143-5891

 

 

 

Comentários