Consumidores inadimplentes poderão quitar seus débitos em condições especiais e se livrar das restrições
Por Secom /Foto César Ferreira
A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apoia a iniciativa das entidades do setor produtivo de realizar o Programa Limpa Nome no âmbito do município. A iniciativa terá por objetivo proporcionar aos consumidores inadimplentes quitar seus débitos em condições especiais e desta forma ter o número do CPF livre das restrições e o nome retirado dos órgãos de controle de crédito, como SPC e Serasa. O retorno ao crédito incrementa o comércio, gera empregos e move a economia.
A reunião para as primeiras tratativas para a realização da Ação Limpa Nome foi realizada nesta semana e uniu dirigentes das entidades do setor produtivo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Subsecretaria de Desenvolvimento e Parceria Público Privada e Procon
O subsecretário Felipe Knust informa que foi a primeira reunião para alinhavar a realização do evento. “Nesta primeira reunião nos colocamos à disposição para apoiar a iniciativa que poderá contribuir com a economia do município, haja vista que devido ao período da pandemia da Covid-19 muitas pessoas perderam seus empregos e, mediante as dificuldades financeiras, entraram no rol dos inadimplentes. Vamos realizar outras reuniões para verificar a viabilidade da medida. Ficou acordado que uma das ações para verificar a viabilidade da ação Limpa Nome será fazer o levantamento dos segmentos que vão participar. A inadimplência é uma realidade no segmento dos bancos, no comércio, no segmento da educação e tantos outros que esperamos participar dessa iniciativa que será bom para os devedores e credores. Quando a pessoa recupera o crédito, ela volta a comprar e isso contribui para aquecer a economia”, observa Felipe Knust.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Edvar Junior, que também participou da reunião, destaca a importância do apoio da Prefeitura para a realização do Limpa Nome.
“Estamos entrando no segundo semestre em condições propícias para a realização dessa iniciativa denominada Limpa Nome. Vamos conceder condições especiais para os inadimplentes. O ajuste salarial, que é concedido aos servidores por ocasião da Semana da Criança e na sequência nos meses com datas comemorativas de fim de ano, mais o apoio da Prefeitura é muito importante. Estamos na expectativa da participação de órgãos da municipalidade, como já demonstrada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela Subsecretaria de Parcerias Público Privada, já abre caminho para que tudo dê certo. Vai ganhar com o Limpa Nome, tanto as pessoas que buscam oportunidade para tirar as restrições do CPF e o nome do SPC e Serasa quanto o comércio e a economia de Campos”, disse Edvar.