Aniversário da Uenf terá apresentação da Roberta Campos. Unidade oferecerá ainda cursos na área de produção cultural na Vila Maria
Por Assessoria Firjan-RJ
A Firjan participou nesta terça-feira (1/8) do lançamento da programação de aniversário de 30 anos da Uenf, ocasião em que firmou uma série de parcerias com a maior universidade do interior do Rio. A primeira delas será na festa pelos 30 anos, dia 16 de agosto, quando acontece show da cantora Roberta Campos, promovido pela Firjan SESI. Ao longo do segundo semestre, a Casa de Cultura Villa Maria, sede da reitoria, receberá ainda quatro cursos gratuitos na área de produção cultural, também promovidos pela instituição.
“A Uenf é um presente para a cidade, e é um prazer podermos retribuir de alguma forma, como um singelo agradecimento por todos os serviços prestados. A Firjan, por meio do SESI, entende a importância da cultura para o desenvolvimento socioeconômico, e a Indústria Criativa como um vetor importante para a nossa economia”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
A gerente executiva regional da Firjan SESI SENAI, Ivana Licurgo, agradeceu à instituição. “Essa parceria é de extrema importância para a sociedade e também para nós, pois corrobora nosso papel de ser uma instituição educadora”, afirmou.
A gerente operacional da Firjan SESI SENAI Campos, Eliane Azevedo, destacou que a parceria promove não só a cultura, mas também a economia. “Os cursos serão também uma oportunidade de trabalho para movimentar toda a cadeia produtiva da cultura local, formando jovens para alimentar essa cadeia”, disse.
Programação
O dia do aniversário da universidade contará com apresentações gratuitas da Orquestra Sinfônica da Petrobras e da cantora Roberta Campos. Expoente da nova MPB, ela foi indicada ao Grammy Latino com melhor álbum de música popular brasileira, com “Todo caminho é sorte”. A apresentação dela, que compõe a programação dos teatros Firjan SESI no estado, acontecerá na Concha Acústica da Uenf.
A parceria com a Firjan levará ainda quatro cursos para a Casa de Cultura Villa Maria: “Produção e Gestão de Projetos Culturais”, “Cerâmica Ancestral”, “Corpo Casa – Teatro” e “Capacitação Técnica de Espetáculo”. Os cursos, que têm em média 60 horas/aula, vão ter dois públicos de até 35 alunos: uma das turmas será gratuita, destinada a jovens que comprovem carência socioeconômica. Uma segunda turma será formada para alunos pagantes, que estão fora da faixa de carência socioeconômica.
“Todas essas iniciativas potencializam a arte e são uma forma de celebrar o aniversário dessa universidade aberta a todos. Cultura e arte também fazem parte do processo de educação, e com essa parceria, entregamos para a sociedade a oportunidade não só de vivenciar a cultura, como tornar-se parte dela”, disse o coordenador de Cultura e Educação da Firjan SESI, Antenor Oliveira.
Durante o lançamento, o reitor da Uenf, Raul Palacio, destacou os avanços da Uenf nessas três décadas e exaltou a parceira com a Firjan SESI. “Será uma grande contribuição para capacitar, qualificar e dar aos jovens uma oportunidade de especialização no aprimoramento profissional, permitindo seu ingresso no mercado de trabalho”, afirmou.