Macaé abre Expo, com foco em pista solidária e potência do agronegócio
Justiça, Cidadania e Inclusão
Publicado em 27/07/2023

O prefeito Welberth Rezende iniciou as atividades nesta quarta-feira (26) da Expo Macaé 2023, realizada no Parque de Exposições até domingo (30) com pista solidária, ou seja, para assistir aos shows, basta levar um quilo de alimento não perecível - no sábado não será necessário. Outra força da feira são as atrações de agronegócio, que mostram o vigor econômico de Macaé neste setor.

A solenidade de abertura contou com homenagem ao senhor Luiz Cláudio Borges Cordeiro com a Pista de Laço do Parque; reinauguração do Posto Médico Veterinário como homenagem ao senhor Orlando Alves Machado; início da Fazendinha e abertura do Varandão do Produtor.

 - Falar do agronegócio nos enche de orgulho, o setor está avançando em Macaé, somos o maior produtor de grãos do estado, 60% da produção de grãos do Estado do Rio está em Macaé, somos o maior produtor de gado confinado também do Estado do Rio de Janeiro, o segundo maior rebanho de gado solto é de Macaé, estamos avançando na pecuária, na agricultura – enalteceu o prefeito, ressaltando a importância da rediscussão da força do agronegócio no Rio de Janeiro. “Queremos alavancar o desenvolvimento do agronegócio e o crescimento regionalizado”, expressou.

O prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama Quelen Rezende, pontuou que a Feira da Economia do Mar da Expo contará com várias empresas locais e entidades empresariais da cidade - todos que ajudam a impulsionar o município.

- Estamos avançando fruto das parcerias com o Estado e a Câmara, se a cidade vive esse momento hoje de resgate é graças à parceria com a Câmara e com o Estado. Estamos todos do mesmo lado por uma Macaé melhor – detalhou Welberth.

Welberth lembrou que a Expo movimenta a economia local e mantém tradição do agronegócio, tendo uma das pistas de leilão mais tradicionais do Estado do Rio. 

Expo fomenta agroeconomia

O fomento ao agronegócio foi relatado pelo secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim. “A Expo tem leilão dos animais Nelore, concurso leiteiro e feira da agricultura familiar, essa como um espaço criado para que os agricultores comercializem e exibam seus produtos dando visibilidade ao produtor rural”, constatou. 

HOMENAGEADOS - A pista de laço campista homenageou Luiz Cláudio Borges Cordeiro, uma referência como laçador. O espaço tem 14 metros de largura, sendo dez metros onde ocorre a prova, dois metros de retorno do gado e dois metros do retorno dos cavaleiros. A Fazendinha tem animais como pônei, ovelhas, cabritos, coelhos e bovinos, sendo atração para toda a família. Já o Varandão do Produtor é um espaço para exposição e comercialização. O segundo homenageado, Orlando Alves Machado, é um profissional de referência no combate à febre aftosa e a favor da defesa sanitária no município. 

Para o vereador George Jardim, a união entre os poderes Legislativo e Executivo contribui para o bem-estar da população. “Luiz Cláudio e Orlando foram pessoas importantes para a cidade”, disse, citando os dois homenageados da noite. 

O deputado Chico Machado também salientou a importância dos homenageados. “Meu tio Orlando vivia pra veterinária, agradeço o reconhecimento do prefeito e dos vereadores”,  destacou, pontuando a parceria da prefeitura com o Estado como nas obras da duplicação da ponte, o asfaltamento da ponte do Baião até a BR 101, o calçadão, o hospital São João Batista, que receberá equipamento de radioterapia e a reurbanização da Malvinas. 

A potência da Agroeconomia foi frisada pelo secretário de Estado de Agricultura, Flávio Campos. “A região vai crescer com a Expo, o agro representa hoje 23% da economia do nosso país com a pecuária e a agricultura”, indicou. 

O presidente da Câmara, Cesinha, ressaltou o avanço do município e lembrou da atuação de todos os colaboradores para a realização da Expo. “Vamos comemorar com todos o aniversário da cidade”, assinalou.

 Estiveram presentes o vice-prefeito Célio Chapeta, o ex-prefeito Riverton Mussi, vereadores, produtores rurais, secretários municipais e de outros municípios. 

 Noite gospel abre programação de shows

 A Expo Macaé tem o Palco Macaé D+. Nesta quarta-feira a noite é gospel com Alice Santos e Banda, Willian Soares e Carlinhos DJ. A atração principal terá apresentação de Paulo Neto. A entrada é gratuita. Concurso leiteiro; palestra com a Associação de Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (APRORIO) sobre “A nova era do Agro no Rio de Janeiro”; Feira Economia do Mar são outras atrações durante a Expo, até domingo.

 Além disso, competição de Rodeio e Prova de Três Tambores; exposição de Cavalo Campolino e Nelore; competição da Pista de Laço; Feira de Artesanato e shows infantis estão na programação.

 A Prefeitura de Macaé garante a infraestrutura para a realização do evento. As secretarias de Turismo, Governo, Agroeconomia, Saúde, Cultura, Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, Ordem Pública, Guarda Municipal, Defesa Civil, Comunicação, Desenvolvimento Social, Políticas para as Mulheres, Desenvolvimento Econômico, Política e Promoção da Igualdade Racial, Proteção Animal, Coordenadoria de Posturas, de Iluminação Pública, Vigilância Sanitária, o Conselho Tutelar, além da Polícia Militar, dão apoio à Expo.

A secretaria de Saúde disponibiliza postos e ambulâncias UTIs e a  Coordenadoria de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana cuida da segurança viária.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!