Documento, aprovado pelo Conselho Superior, apresenta o planejamento da instituição para os próximos cinco anos.
Por Comunicação Social da Reitoria
Documento apresenta o planejamento do IFF (Arte: Lionel Mota/IFF)
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal Fluminense, com vigência do 2º semestre de 2023 ao 1º semestre de 2028, foi aprovado pelo Conselho Superior do IFF, em reunião realizada no dia 29 de junho. O documento, que apresenta o planejamento, políticas, estratégias e projetos da instituição para os próximos cinco anos, foi publicado por meio da Resolução Nº 143/2023.
De acordo com a diretora de Desenvolvimento Institucional do IFF, Alline Morais, o PDI 2023.2-2028.1 é o reflexo da complexidade e do potencial transformador do fazer institucional. “Na visita a esse documento, o leitor poderá observar a evolução da instituição no que tange, em especial, a sua maturidade de analisar o contexto atual, identificar as principais fragilidades, firmar pactos coletivos, bem como elaborar as ações de planejamento com foco nas prioridades”, pontua a gestora.
“Entregamos para a sociedade um planejamento de uma instituição mais robustecida, ousada e desejosa de ofertar uma educação ainda mais territorializada e pertinente na vida das pessoas". Jefferson Manhães
Alline destaca que a experiência do PDI 2018-2022 possibilitou um avanço em questões que demandavam maior grau de planejamento, decisões coletivas e integradas para o apontamento de soluções, e que esse ciclo de cinco anos foi fundamental para a construção do novo documento que incorpora todo o aprendizado institucional.
“Esse novo PDI é a materialização de um trabalho aprimorado e mais bem estruturado, com destaque para o fortalecimento da participação efetiva das equipes gestoras e da comunidade acadêmica do nosso Instituto”, afirma Alline, acrescentando que “a partir do PDI, iremos planejar, por mais cinco anos, os programas institucionais, os projetos decorrentes desses programas e os planos de ação locais, seja da Reitoria ou dos campi, sempre com o foco em atingirmos nossos objetivos de forma conjunta e integrada, promovendo a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade”, ressalta a diretora.
O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, também destacou a participação de toda a comunidade no processo de construção do PDI, desenvolvido durante dois anos, com debates institucionais, câmaras temáticas, consulta pública, empenho dos gestores e da comunidade acadêmica. “Entregamos para a sociedade um planejamento de uma instituição muito mais robustecida, ousada e desejosa de ofertar uma educação ainda mais territorializada, ainda mais pertinente na vida das pessoas, e que possa contribuir para o desenvolvimento de todo o território fluminense e do nosso país”, finaliza Jefferson