Nova gestão da ZEN contribuiu para o reaquecimento da economia
Ascom Rio das Ostras / Foto Jorge Ronald
O reaquecimento da indústria petrolífera e os investimentos na atração de novos empreendimentos são apontados como causas para o aumento
Nos últimos 12 anos, Rio das Ostras foi a cidade fluminense que registrou o segundo maior percentual de aumento populacional. Seu número de moradores saltou de 105.676 em 2010 para 156.491 em 2022, um crescimento de 48,08%. Estes são os resultados dos primeiros dados populacionais, apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo 2022.
Na manhã desta quinta-feira, 29 de junho, aconteceu a terceira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022. O coordenador de área do IBGE de Macaé, Rhanderson Gomes, foi recebido pelo secretário de Gestão Pública, Mário Baião, e pelo assessor do Gabinete, Dr. Bruno Valente, e apresentou os dados apurados de pessoas e domicílios referentes a Rio das Ostras.
Durante a apresentação dos dados, algumas causas foram apontadas como fatores que impulsionaram o crescimento, entre esses o surgimento de novas atividades econômicas e empreendimentos e o reaquecimento da indústria petrolífera.
“A reorganização da Zona Especial de Negócios, com a retomada de áreas improdutivas e atração de novas empresas; novos empreendimentos e também a duplicação da RJ-106, com certeza vêm atraindo novos moradores. Rio das Ostras é uma cidade nova, em desenvolvimento e já tem um histórico de grande crescimento populacional há anos”, falou Mario Baião.
Os moradores de 94% dos domicílios do Município foram entrevistados e a Cidade ocupa a 21ª colocação em número de habitantes do Estado e a 193ª no Brasil.